O projeto de modernização das Promotorias de Justiça sediadas em fóruns segue avançando. Na manhã desta quinta-feira (16/10), o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, esteve em Aracoiaba para entregar as novas instalações da Promotoria e de outras cinco unidades das comarcas de Caririaçu, Novo Oriente, Paracuru, Jaguaretama e Santana do Acaraú. As melhorias vão dar mais conforto e segurança ao público interno que trabalha nos espaços e à população que procura o MP do Ceará. Até o final do ano, outras promotorias sediadas em fóruns serão contempladas pela iniciativa, que integra o Programa de Investimentos em Infraestrutura da Procuradoria Geral de Justiça.
Segundo o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, o projeto foi concebido a partir das visitas técnicas às comarcas cearenses realizadas durante o Conecta MP. “Vimos que já havia um padrão muito bom de infraestrutura nas Promotorias que funcionam em sedes próprias, mas identificamos a necessidade de reformar também aquelas que funcionam dentro dos fóruns. Seguimos trabalhando para que cada Promotoria do Ceará seja um espaço moderno, seguro e acolhedor a serviço da cidadania”, pontuou o pgj.
O promotor de Justiça de Aracoiaba, Stênio Moreira, destacou a evolução pela qual passou o Ministério Público nos últimos anos e que a reforma do novo espaço é um sonho que se tornou realidade. “Quando ingressei na instituição, a estrutura da Promotoria se resumia à presença física do promotor. Agora, dispomos de um espaço que nos traz mais conforto, funcionalidade e segurança. Só tenho a agradecer à Administração Superior por ter incluído nossa promotoria nesse projeto”, salientou.
Titular da Promotoria de Justiça de Caririaçu, Cláudio Facundo também fez elogios ao novo espaço de trabalho. “A estrutura entregue é muito boa. Agora conseguimos fazer reuniões e Acordos de Não Persecução Penal com muito mais conforto”, elencou.
O promotor de Justiça de Paracuru, Luiz Eduardo Mendes, também aprovou a iniciativa. “Quero parabenizar a Administração pela preocupação conosco que trabalhamos no fórum e pela entrega em tempo recorde”, disse. A valorização dos que atuam na entrância inicial também foi ressaltada pelo promotor de Justiça de Novo Oriente, Leonardo Simões. “Esse ambiente organizado e limpo certamente impactará de forma positiva no desempenho das nossas atividades e até mesmo na nossa saúde mental”, acrescenta.
Reforma
A melhoria dos espaços incluiu novas instalações elétricas e de internet, substituição de pisos e portas, pintura, instalação de persianas, divisórias e forros acústicos, garantindo maior privacidade nos atendimentos, além da implantação de equipamentos de controle de acesso, circuito fechado de TV e novo mobiliário. Já estão em andamento as reformas das promotorias de Justiça de Cariré, Capistrano, Ipaumirim, Mulungu, Pacoti e Tamboril. Em 21 de outubro, devem ser iniciadas as obras nas comarcas de Aiuaba, Bela Cruz, Campos Sales, Pedra Branca, Mucambo e Ocara. Durante o período das reformas, membros e servidores atuarão em regime de teletrabalho.