Uso de tecnologia para prevenção de queimadas é tema de reunião do Laboratório de Inovação do MPCE


Integrantes do Laboratório de Inovação (LINO) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) participaram, na última quinta-feira (02/03), de reunião com representantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e da Universidade de Fortaleza (Unifor) para abordar a viabilização do projeto Prevenção de Queimadas no Ceará. O objetivo do encontro foi compartilhar experiências e informações que possibilitarão a eficácia da iniciativa em identificar e prevenir a ocorrência de incêndios florestais no estado.

O histórico do projeto Satélite Alertas, promovido pelo MPMT, foi utilizado como base do diálogo, com destaque à articulação do órgão com as demais entidades do estado e INPE, assim como às ferramentas desenvolvidas durante a ação. O assessor técnico Ítalo Lenzi, representante do órgão ministerial do Mato Grosso na reunião e coordenador técnico do projeto, apresentou a ferramenta SATAlertas, que gera relatórios de ocorrências ambientais e minutas jurídicas a fim de facilitar a tomada de medidas cabíveis por parte das Promotorias de Justiça.

Durante a reunião, o promotor de Justiça coordenador do LINO, Hugo Porto, apresentou os objetivos do projeto, assim como as instituições com as quais devem ser firmados convênios de compartilhamento de dados, como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

Também participaram do encontro o pesquisador e professor Adriano Bessa, representando a Unifor, e os analistas de Tecnologia de Informação (TI) do LINO, Ernandes Alves, Eniezio Filho e Ana Lisse de Carvalho.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br