MPCE promove reunião para facilitar atendimento às vítimas de violência doméstica acolhidas em Casas Abrigo


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom), promoveu, na manhã desta quinta-feira (04/05), reunião virtual com representantes da Assistência Social do Estado e da Atenção Primária de Fortaleza para discutir medidas assistenciais às mulheres vítimas de violência doméstica acolhidas nas Casas Abrigo do Ceará. O encontro teve como objetivo reduzir o risco de exposição das vítimas ao procurar atendimento em uma unidade básica de saúde, onde teriam que informar o endereço para obter os serviços.

Durante o encontro, a promotora de Justiça e coordenadora do Nuprom, Lucy Antoneli, instaurou procedimento administrativo para acompanhar a implementação da medida.

As Casas Abrigo são unidades que recebem mulheres vítimas ou sob risco de sofrerem violência doméstica para que possam residir em segurança. O sigilo dos locais é necessário para resguardar a integridade física e mental das moradoras. Para ser acolhida, a mulher deve fazer o pedido à Delegacia de Defesa da Mulher ou ao Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência, onde cada caso é avaliado.

Participaram do encontro representantes da Atenção Primária de Fortaleza e da Casa Abrigo Estadual Casa do Caminho.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br