MPCE instaura procedimento para apurar denúncias de maus tratos no Canil Municipal de Tauá 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 2ª Promotoria de Justiça de Tauá, instaurou procedimento administrativo, nesta quinta-feira (22), para apurar a suposta falta de assistência aos animais que estão sob a responsabilidade do Canil Municipal de Tauá. 
 
De acordo com o promotor de Justiça Alan Moitinho, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tauá, o MPCE teve conhecimento de denúncias de que o canil estaria com capacidade acima do tolerável, com os animais aglomerados, em local insalubre e sem alimentação suficiente. A situação configura um problema ambiental e de saúde pública, visto o risco de transmissão de doenças como sarna, toxoplasmose e verminoses.  

No documento, a promotoria solicita, no prazo de 48 horas, que a Vigilância Sanitária do município realize inspeção no estabelecimento e encaminhe relatório para o órgão ministerial, assim como o Conselho Regional de Medicina Veterinária, que terá prazo de 30 dias para realizar vistoria e encaminhar relatório a respeito das condições sanitárias do local. 

Por fim, o documento também oficia o delegado regional para verificar a suposta prática de crimes no local, e a Procuradoria Geral Municipal, para que no prazo de 48 horas, preste esclarecimentos a respeito da atual situação do canil.  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br