O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), iniciou nessa quinta-feira (27/07) a segunda edição do projeto “Decon no Bairro”, dessa vez em Messejana. A estrutura móvel – com impressoras, mesas e cadeiras e computadores – foi instalada dentro do Grand Shopping, onde representantes da Cagece, Enel e do próprio Decon estão a postos para receber o público e auxiliar na resolução de problemas. A ação segue até esta sexta-feira (28/07), das 9h às 16h.
Ainda no início da manhã, às 9h, consumidores já aguardavam para serem atendidos. Cobranças não reconhecidas e parcelamento de dívidas com bancos e empresas prestadoras de serviços estavam entre as demandas mais comuns, seguidas de reclamações sobre empresas ou produtos.
Um dos primeiros atendimentos foi o de Zenilda Silva dos Santos, que recentemente descobriu uma dívida em seu nome de serviços de água e esgoto. Vindo da Barra do Ceará, ela elogiou o atendimento rápido e o desfecho da negociação. “Consegui desconto e parcelamento, deu pra resolver”, comemorou.
O mesmo aconteceu com Francisco José de Paiva. Aposentado, ele veio da Caucaia em busca de negociar uma dívida também de água e esgoto. Conseguiu um parcelamento de 60 vezes. “Vim por indicação de um amigo. Achei o atendimento ótimo, eles sabem conversar com a gente”, garantiu.
O objetivo principal do “Decon no Bairro” é descentralizar o atendimento do órgão, de maneira a facilitar o comparecimento do público. Segundo o coordenador de fiscalização do Decon, Pedro Ian Sarmento, os locais são escolhidos de acordo com a distância do Centro de Fortaleza, onde fica a sede do Decon. “Nossa ideia é descentralizar o atendimento, então quanto mais longe o bairro, melhor. Prezamos não somente por um atendimento de qualidade, mas por oferecer uma boa estrutura física para receber as pessoas”, reforça ele.
Mesmo os casos que não são finalizados na hora saem encaminhados, como aconteceu com a cuidadora Vera Lúcia da Silva, que contestava a cobrança de uma conta de energia. “Ficaram de verificar e entrar em contato comigo”, explicou. No caso de bancos e instituições financeiras, o atendimento é feito por telefone, com o auxílio de um funcionário.
Atendimento
Os consumidores interessados no atendimento do “Decon no Bairro” deverão levar documento de identificação com foto, comprovante de residência e comprovantes ou documentos da demanda que pretendem solucionar. Participam do evento a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Enel, operadoras de telefonia (Oi, Claro, Tim e Vivo) e instituições financeiras (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, BMG, Cetelem, FortBrasil, Banco Pan).
Decon do Bairro
A primeira edição do Decon no Bairro aconteceu nos dias 15 e 16 de junho, no bairro Pan Americano, dentro do shopping Pátio Pan Americano, onde foram realizados 261 atendimentos. A meta é fazer uma edição por mês, em diferentes bairros de Fortaleza.
A ação é uma proposta do projeto Fortalecimento e Expansão dos Órgãos de Defesa do Consumidor, do Decon, firmado entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o Ministério da Justiça e a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Ceará (PGJ), visando à reestruturação dos órgãos de defesa do consumidor, à criação de postos de atendimento móvel na Capital e no interior do estado e à implantação de Procons em municípios cearenses integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).
A equipe do Decon está disponível para receber reclamação, denúncia e tirar dúvidas de consumidores através do WhatsApp: (85) 98685-6748.