MPCE realiza oficina para capacitar profissionais que atuam no Serviço de Família Acolhedora em 11 municípios cearenses


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), realizou, no dia 4 de agosto, oficina de trabalho sobre o Serviço de Família Acolhedora como ação estratégica do Projeto Minha Cidade, Meu Abrigo. O curso teve como objetivo promover a troca de experiências e a capacitação de profissionais que atuam no serviço por meio de dinâmicas de grupo e metodologias participativas, abordando os temas essenciais para o fortalecimento do trabalho.

Durante o Projeto Minha Cidade, Meu Abrigo, o Caopij verificou que alguns municípios promulgaram lei de criação do Serviço de Família Acolhedora e/ou da Guarda Subsidiada, mas encontraram dificuldades para implementá-los de forma efetiva, o que motivou o Centro de Apoio a realizar a oficina para a troca de experiência e relato das dificuldades encontradas.

Durante o curso, foram abordados os temas “Captação e Formação de Famílias Acolhedoras”, “O Trabalho social com as famílias” e “Relação com o Sistema de Justiça e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos”.

Participaram do evento o coordenador do Caopij, Lucas Felipe Azevedo de Brito, o coordenador auxiliar do Caopij, Dairton Costa de Oliveira, e a analista ministerial em Serviço Social, Valdenia Correia, além de representantes dos municípios de Canindé, Caucaia, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Ipueiras, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Salitre e São Gonçalo do Amarante.

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