MPCE alerta para internações psiquiátricas de longo prazo 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, realizou, no dia 5 de setembro, audiência extrajudicial para debater a internação de longo prazo de jovem de 25 anos em um hospital psiquiátrico de Fortaleza. O paciente já recebeu alta hospitalar da psiquiatria e da psicologia, mas continua internado no hospital psiquiátrico em decorrência de conflitos familiares.  

“É bastante preocupante esse tipo de situação tendo em vista que, em muitos casos, a pessoa fica institucionalizada, mesmo estando de alta, e, na maioria dos casos, os conflitos familiares não se resolvem rápido. É necessário pensar outras opções para esses pacientes, pois a internação psiquiátrica somente deve ocorrer mediante laudo médico, devendo ser usada para momentos de crise. As pessoas não podem permanecer nos hospitais por muito tempo, as internações psiquiátricas de longo prazo não podem continuar. Precisamos chamar as famílias desses pacientes e vamos tirar essas pessoas desses hospitais. Se o paciente não tiver ambiente para voltar para casa, então a família precisará providenciar uma residência terapêutica para ele, ou outro tipo de moradia. O que não pode é a pessoa permanecer internada em clínica por longo período”, explicou a titular da 137ª Promotoria de Justiça, promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa.  

Buscando solucionar essa situação, a promotora de Justiça agendou nova audiência, dessa vez com a participação da mãe e do irmão do paciente, além do pai e dos demais presentes para tratar sobre a possível inclusão do jovem em Residência Terapêutica particular, a ser escolhida e custeada pelos genitores. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br