O Programa Vidas Preservadas chega a mais um ano de atividades com a atenção voltada a quem é suporte e proteção para a pessoa em sofrimento psíquico. Com o tema “A Importância do cuidado de quem cuida”, a edição 2024 do programa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) será lançada nesta sexta-feira (22/03), das 8h às 12h30, no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. Na ocasião, haverá palestras com especialistas em saúde mental, reconhecimento dos municípios que aderiram ao programa e discussão sobre as atividades que o Vidas Preservadas trabalhará ao longo deste ano. O evento será transmitido, em tempo real, pelo Canal do MPCE no YouTube.
Membros, servidores, estagiários, colaboradores do MPCE, parceiros do Vidas Preservadas e população em geral poderão participar do lançamento. As atividades começarão às 8h, com café da manhã e apresentação do coral Vozes do MPCE. Os painéis terão início às 9h15. No primeiro, o tema discutido será “Saúde mental no meu município: como vencer os desafios?”. A mesa será mediada pela coordenadora do Programa Vidas Preservadas, promotora de Justiça Ana Karine Serra Leopércio, e contará com a participação de representantes dos municípios de Juazeiro do Norte (CE) e de Mafra (SC). Durante a oportunidade, serão abordadas quais são as estratégias utilizadas na organização da política de prevenção, intervenção e posvenção ao suicídio, destacando as diversas ações de intersetorialidade de cada município.
No segundo momento, às 10h30, começará o painel 2, com a temática “Entre o cuidar e o sofrer: implicações na saúde dos profissionais e familiares”. A psicóloga Isabel Cardoso abordará o tema “Quem cuida está sendo cuidado? Reflexões e apontamentos”. A profissional é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Gestão em Saúde pela UECE. Na sequência, a psicóloga clínica Maria Lucinaura Diógenes Olímpio falará sobre “Cuidado com os familiares e os sobreviventes enlutados por suicídio”. Lucinaura Diógenes tem formação em tanatologia e luto, bem como em atendimento em prevenção e posvenção do suicídio. Esse painel será mediado pelo promotor de Justiça Hugo Mendonça, que também é coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc).
Após os painéis, serão apresentados o troféu “Laços de Vidas” e o formulário elaborado pelo Vidas Preservadas para os municípios que já aderiram ao Programa. A proposta é, com as respostas do questionário, mapear as ações e atividades de prevenção, intervenção e posvenção ao suicídio dos municípios cearenses. Além disso, aqueles que aderiram e renovaram a parceria com o Programa Vidas Preservadas receberão certificação.
Serviço:
Lançamento do Programa Vidas Preservadas 2024
Tema: A importância do cuidado de quem cuida
Data: 22 de março de 2024
Horário: 8h às 12h30
Local: Auditório da PGJ (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, nº 130, Cambeba, Fortaleza)
Transmissão: www.youtube.com/MinisterioPublicoCE
Aberto ao Público