PGJ recebe medalha “Ordem do Mérito Acadêmico e Policial” da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado 


O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, foi agraciado nesta terça-feira (21/02), no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza, com a medalha “Ordem do Mérito Acadêmico e Policial”, da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). Um total de 15 autoridades civis e militares foram homenageadas com a comenda. A condecoração reconhece a notoriedade do saber, os relevantes serviços prestados à sociedade e a dedicação ao serviço público cearense. 

A outorga faz parte das celebrações pelos 13 anos da Aesp, celebrados neste mês. Durante a solenidade, além da medalha, houve a entrega da comenda “Coruja” e da moeda “Distinção Honorífica de Relevantes Serviços Prestados”. Para o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, a outorga representa o reconhecimento da atuação do Ministério Público junto à sociedade cearense. “A Aesp tem uma função importante, que é a formação inicial e continuada dos profissionais da segurança pública, voltada para a qualificação e capacitação devidas e necessárias em um tema tão sensível. Portanto, o Ministério Público do Ceará recebe essa homenagem pela parceria, pelo relacionamento altivo, independente, sério e harmônico, no sentido de contribuir e melhorar a segurança do cidadão cearense”, pontuou.  

O diretor da Academia Estadual, delegado Leonardo Barreto, informou que, neste semestre, mais de 3.000 profissionais de segurança fizeram cursos de formação e ascensão na Aesp. “Estamos realizando sonhos. Nossos homenageados eternizam nossa máxima gratidão para aqueles que colaboram de forma significativa com a evolução da Aesp, sempre buscando a máxima eficiência para alcançar também a máxima credibilidade junto à sociedade”, frisou. Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Samuel Elânio, “a educação, unindo os pilares da teoria e da prática, não se limita a acumular conhecimento adquirido na sala de aula, mas refletir sobre as próprias ações enquanto servidor público ou futuro servidor, em favor de um estado cada vez mais justo, com respeito à cidadania, aos direitos humanos, à ética e ao senso de equipe”. 

Homenageados 

A comenda “Coruja”, que representa o saber e o conhecimento, foi outorgada ao secretário Samuel Elânio. Além do procurador-geral de Justiça, a medalha “Ordem do Mérito Acadêmico e Policial” foi outorgada ao ministro da Educação, Camilo Santana, representado pelo deputado estadual Fernando Santana; ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Raimundo Nonato Silva Santos, representado pelo vice-presidente do Tribunal e corregedor, desembargador Gladyson Pontes; ao procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes, representado pelo procurador-geral executivo assistente, Iuri Chagas de Carvalho; à primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, representada pelo chefe de gabinete, Cícero Cavalcante; à secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela; à secretária de Planejamento e Gestão do Estado, Sandra Machado; ao chefe da Casa Civil, Maximiliano Quintino, representado por Joelise Collyer, secretária executiva de Acompanhamento de Projetos Especiais; ao comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel Wagner Alves Maia; ao perito-geral adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará, Átila Einstein de Oliveira; à diretora de Planejamento e Gestão interina Aesp e coronel da Polícia Militar, Asmenha Torquato; ao coordenador acadêmico da Aesp e delegado da Polícia Civil do Ceará. Ciro de Assis Lacerda; ao diretor de Estratégia de Segurança Pública da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e tenente-coronel da Polícia Militar, Gonçalo Eduardo Barreto Araújo, representado pelo capitão Júlio César; e ao coordenador da Assessoria de Comunicação da Aesp e cabo da Polícia Militar, Edmundo Clarindo do Nascimento Júnior. Já a moeda “Distinção Honorífica de Relevantes Serviços Prestados” foi outorgada ao delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez; ao comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Klênio Savyo Nascimento; ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Cláudio Barreto; ao perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, representando pelo perito-geral adjunto, Átila Einstein de Oliveira; e ao superintendente da Supesp, Nabupolasar Alves Feitosa. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br