A cidade de Iguatu, no Centro-Sul do Estado, recebeu, nesta sexta-feira (22/03), a terceira edição do Diálogo Regional. Durante o evento, realizado no SESC do município, foi assinado o chamamento público para construção da nova sede das Promotorias de Justiça de Iguatu. A Secretaria Regional Sul, já em funcionamento em Juazeiro do Norte, também foi apresentada durante o encontro. Os membros e servidores da 2ª Unidade Regional do Ministério Público do Estado do Ceará ainda participaram de capacitações sobre as eleições deste ano, técnicas de investigação e combate à improbidade administrativa, além de um bate-papo com representantes da Administração Superior.
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, ressaltou que o Diálogo Regional tem por objetivo aproximar a Administração Superior dos membros e servidores que atuam no interior do estado, proporcionando ainda capacitações sobre temas relevantes em que o MP atua. “Que possamos usufruir desse momento e absorver muito conhecimento para melhorar a nossa prestação de serviço à sociedade cearense”, acrescentou.
Nova sede em Iguatu
Com aproximadamente 700 m² de área construída, a nova sede do MP do Ceará em Iguatu contará com dez gabinetes para Promotorias de Justiça, uma Secretaria Executiva, além de auditório para 70 pessoas, salas para realização de audiências e estacionamento privativo com 20 vagas cobertas para membros e servidores. O edital de chamamento público para contratação da construtora responsável pela obra deverá ser publicado em breve.
Secretaria Regional Sul
O evento também foi marcado pela apresentação da Secretaria Regional Sul, cujo objetivo é gerir as demandas de 79 Promotorias de Justiça de 40 comarcas do Cariri e do Centro-Sul. “Nosso objetivo é promover a descentralização administrativa e estabelecer um contato mais direto e ágil com os membros e servidores dessas regiões”, reafirmou o secretário da Regional Sul, promotor de Justiça Flávio Côrte.
Oficinas
Os promotores de Justiça e coordenadores auxiliares do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), Sandra Pinheiro e Cleyton Bantim, trataram sobre os procedimentos extrajudiciais na pré-campanha. Já os sistemas utilizados pelo Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (NATI) foram apresentados pelo coordenador do órgão, promotor de Justiça Breno Rangel, e pelo analista ministerial de Ciências da Computação, Gleidson Sobreira.
Por sua vez, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público (CAODPP), promotor de Justiça Daniel Lira, juntamente com o coordenador auxiliar do CAODPP, promotor de Justiça Francisco das Chagas da Silva, ministrou a oficina “Aspectos práticos da investigação civil no âmbito do Patrimônio Público”.
Diálogo com a Administração
Representantes da Administração Superior e da Secretaria de Gestão de Pessoas também ouviram as demandas e sugestões dos membros e servidores da 2ª Unidade Regional.
A implementação de um segundo assessor jurídico nas Promotorias de Justiça, a criação de novos grupos de atuação especializados, o trabalho desenvolvido por membros em comarcas vinculadas e a aquisição de novas estações de trabalho foram alguns dos temas abordados na conversa do pgj com os membros.
Já a secretária-geral, promotora de Justiça Juliana Cronemberger; a secretária de Finanças, Jacqueline Ciríaco; e a secretária de Gestão de Pessoas, Ana Sudário, se reuniram com os servidores. Foram tiradas dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo MP+Competente e pelo MPCE+Gente, além das novas regras do auxílio-saúde, entre outros temas. Um novo processo seletivo para estagiários também foi anunciado e deve ocorrer nos próximos meses.