MP do Ceará cobra que prefeito de Baixio exonere filha do cargo de secretária de Administração por nepotismo

MP do Ceará cobra que prefeito de Baixio exonere filha do cargo de secretária de Administração por nepotismo

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça Vinculada de Baixio, recomendou, na última sexta-feira (04/10), que o prefeito da cidade, Raimundo Oliveira, exonere, em até dez dias úteis, sua filha, Ana Paula Oliveira, do cargo de secretária de Administração de Baixio. Na recomendação, o promotor de Justiça Francisco Jardelino de Azevedo reforça que a gestora não possui qualificações técnicas para ocupar o cargo e que a nomeação não seguiu critérios objetivos e impessoais, o que configuraria a prática de nepotismo. 

Segundo o MP do Ceará, ao nomear a filha, que possui apenas o ensino médio completo para o cargo, o prefeito ofendeu os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e eficiência administrativa. “A permanência dessa situação pode vir a caracterizar o ato de improbidade administrativa prevista na Lei nº 8.429/92, bem como viola princípios constitucionais da administração pública”, reforçou o membro do MP do Ceará na recomendação. 

Acesse aqui a íntegra da recomendação.

Emerson Rodrigues

Secretaria de Comunicação | Ministério Público do Estado do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

imprensa@mpce.mp.br