Impacto da violência urbana na saúde mental é discutida em 3ª edição do projeto Vidas em Pauta


A 3ª edição do projeto Vidas em Pauta discutiu “A violência urbana e seus reflexos na saúde mental”. Aberta ao público, a ação foi promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará e ocorreu na tarde da última segunda-feira (20/01) no canal do Youtube da instituição. O evento buscou abordar a crescente preocupação com a violência urbana e seus impactos diretos na saúde mental da população, especialmente entre jovens, adolescentes e famílias que vivem em áreas vulneráveis. Os participantes ainda receberam orientações sobre as formas de enfrentamento que as vítimas podem utilizar e tiveram acesso a recursos disponíveis e redes de apoio que podem ser acessadas. 

A ação contou com palestras da diretora-fundadora do Projeto Vincula (Prevenção de Suicídio pelos Vínculos Familiares), psicóloga e pesquisadora Suzana Kramer; da mestre em Avaliação de Políticas Públicas e membro do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, Rachel de Mesquita Rodrigues; e da psicóloga do Núcleo de Saúde do MP do Ceará, Dayse Xavier. A mediação foi da coordenadora do Programa Vidas Preservadas e do Caosaúde, promotora de Justiça Ana Karine Serra Leopércio.  

A iniciativa é uma realização do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), do Programa Vidas Preservadas e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br