Movimento Mãos que Protegem do MP do Ceará levará atendimento a vítimas de violência ao Shopping Riomar Fortaleza


Entre os dias 15 e 18 de maio, o Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência (Nuavv) do Ministério Público do Ceará prestará atendimento no Shopping Riomar Fortaleza, no bairro Papicu. A ação faz parte do Movimento Mãos que Protegem, lançado pelo MP para fortalecer o apoio e a proteção a pessoas que tenham passado por qualquer tipo de violência no estado. Neste mês, as atividades fazem referência ao Maio Laranja, campanha nacional de combate à exploração e ao abuso sexual infantil.

Durante os quatro dias, o Nuavv disponibilizará toda sua estrutura no local para acolher vítimas diretas e indiretas, em parceria com a rede de proteção. O atendimento inclui assistência à saúde, jurídica, psicológica, social, de segurança e, se necessário, a inserção em programas de proteção a testemunhas e vítimas de crimes.

Além disso, serão realizadas ações educativas e de conscientização do público para dar visibilidade ao assunto e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Maio Laranja

De acordo com dados da campanha, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br