O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), e o Corpo de Bombeiros fiscalizaram, na manhã desta terça-feira (22/07), o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza. Durante a inspeção, foi verificado se a estrutura do equipamento está com a manutenção em dia, não oferecendo assim risco aos atletas que utilizam o espaço, e se o complexo está sendo plenamente utilizado para a formação de crianças e jovens e por profissionais que atuam com esporte. A visita ainda contou com a presença de servidores da Secretaria Estadual do Esporte (Sesporte) e do Instituto Dragão do Mar, organização social que administra o espaço.
Na fiscalização de hoje, o promotor de Justiça e coordenador do Nudetor, Edvando França, visitou instalações do CFO, como alojamentos, o centro de saúde e os espaços destinados às 26 modalidades esportivas ofertadas no complexo. Posteriormente, o Corpo de Bombeiros encaminhará ao MP relatório da vistoria, podendo o Ministério Público solicitar ao Estado possíveis adequações no equipamento, que atende cerca de 700 pessoas por mês.
Edvando França destacou que a inspeção já estava prevista no planejamento do Nudetor e que a agenda de vistorias de equipamentos esportivos tanto na capital quanto no interior do Estado deve ser intensificada no segundo semestre deste ano. “Faremos a fiscalização tanto dos estádios quanto dos alojamentos dos clubes de futebol para garantir à sociedade que esses espaços possam ser frequentados com segurança”, frisou.
O secretário do Esporte do Estado, Rogério Pinheiro, ressaltou a importância do diálogo com o MP do Ceará e com o Corpo de Bombeiros para a realização de eventos esportivos e manutenção de equipamentos públicos como o CFO. “Estamos sempre de portas abertas e à disposição para colaborar, pois é muito importante que as instituições possam entender como o equipamento funciona e se mantém”, disse.
O tenente coronel do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros, Joel Nobre, pontuou que o CFO está com o certificado de conformidade atualizado, o que só foi possível graças às melhorias implementadas nos últimos anos. “Hoje, todo o equipamento conta com um sistema de canalização de incêndio, além de brigada de incêndio e de um sistema de alarme em pleno funcionamento, o que garante segurança aqueles que utilizam o espaço”, acrescentou.