MP do Ceará discute com poder público e clubes de futebol soluções para reduzir engarrafamentos e impactos da obra do VLT no entorno da Arena Castelão


O Ministério Público do Ceará, por meio do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), realizou nesta quarta-feira (20/08) reunião com representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e de clubes de futebol para discutir medidas para reduzir os engarrafamentos nas vias de acesso à Arena Castelão em dias de jogos e antecipar soluções para minimizar os impactos da obra de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no entorno do estádio. O encontro ocorreu na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza.

“É necessário solucionarmos esse estrangulamento das vias de acesso à Arena Castelão em dias de jogos, o que impõe desconforto e insegurança tanto ao torcedor que está se dirigindo ao estádio quanto ao cidadão que está se deslocando para outros pontos da cidade e que necessita passar pela proximidade da arena”, destaca o coordenador do Nudetor, promotor de Justiça Edvando França, que conduziu a reunião. O encontro ainda contou com a participação de representantes das secretarias estaduais do Esporte (Sesporte) e da Infraestrutura (Seinfra), da Federação Cearense de Futebol (FCF), dos clubes, da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Agência de Fiscalização da capital (Agefis) e das Polícias Civil e Militar.

Durante a discussão, foram destacadas as ações já implementadas para garantir que o torcedor chegue ao estádio com maior segurança com o início das obras do VLT. É o caso da abertura de um novo portão de acesso ao estádio e do canteiro da Avenida Alberto Craveiro, melhorando assim o fluxo de torcedores e reduzindo os riscos de aglomeração. A instalação de novos pontos de ônibus na via, o controle remoto de semáforos nas imediações do estádio para dar mais fluidez ao tráfego de veículos em dias de jogos e a fiscalização dos ambulantes que trabalham nos arredores da arena foram outros pontos abordados na reunião.

O MP também recomendou que a venda de ingressos para o estacionamento da arena seja feita de forma 100% on-line para facilitar o acesso e diminuir as filas e que as cancelas do estacionamento sejam automatizadas para fazer a leitura automática das placas dos veículos. O modelo, semelhante ao já utilizado no aeroporto de Fortaleza, tornaria mais rápida a liberação de acesso ao estacionamento. O coordenador do Nudetor ainda enfatizou a importância de campanhas educativas sobre a venda on-line das vagas, a fim de que o torcedor adquira o hábito de utilizar o serviço e chegar mais cedo aos jogos.

As medidas serão acompanhadas pelo MP e avaliadas pelos órgãos, que poderão propor outras estratégias para prevenir transtornos durante o andamento das intervenções. Em 27 de agosto, está prevista uma nova reunião na sede da AMC com as instituições presentes no encontro de hoje. Na ocasião, a Seinfa apresentará o planejamento de como será o acesso do torcedor ao estádio após a inauguração do ramal Aeroporto-Castelão, enquanto a Autarquia de Trânsito da capital vai propor um projeto sobre o acesso à arena pela Avenida Alberto Craveiro, avaliando os impactos no bolsão em que há a presença de ambulantes.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br