Faça Aqui a sua busca

MP do Ceará discute cultura de paz nas escolas com integrantes do projeto “Conexões Pacíficas”

O Ministério Público do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), realizou na última terça-feira (04/11) uma formação presencial do projeto “Conexões Pacíficas”, na sede da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH). A atividade reuniu conselheiros municipais de educação vinculados ao projeto, reforçando o compromisso conjunto com a promoção da cultura de paz, da mediação de conflitos e da justiça restaurativa em escolas públicas do Ceará.

Também estiveram presentes a coordenadora do Caoeduc, a procuradora de Justiça Elizabeth Almeida; a secretária dos Direitos Humanos do Estado, Socorro França; e a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará (UNCME/CE), Alekssandra Cavalcante.

Pela manhã, a capacitação foi conduzida pelo presidente do Instituto Terre des Hommes Brasil, Renato Pedrosa, que abordou estratégias e planos de enfrentamento à violência no contexto escolar. A formação também contou com a contribuição da diretora da Escola Matias Beck, Virgínia Vilagran, que compartilhou a experiência da unidade, reconhecida como referência em práticas de Justiça Restaurativa. Durante o período da tarde, foi realizada uma oficina com a coordenadora de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz da Sedih, Nádia de Paula, que apresentou metodologias e práticas de mediação aplicáveis a construção do plano de ação dos conselhos municipais.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br