Faça Aqui a sua busca

Campanha do MP e do TRE promove visita de residentes de instituições de longa permanência à sede do Tribunal para estimular voto de pessoas idosas

Membros do MP do Ceará acompanharam, na manhã da última segunda-feira (10/11), a visita de idosos residentes no Lar Torres de Melo e da Casa de Nazaré à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em Fortaleza. A ação integra uma campanha do Ministério Público, em parceria com o TRE, que busca facilitar o exercício de direitos políticos por pessoas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Entre as ações, está a viabilização do acesso à atualização eleitoral e ao voto.

Estiveram presentes na visita representando o Ministério Público o procurador de Justiça Emmanuel Girão (coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral) e os promotores de Justiça Alexandre Alcântara (titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza), Camila Leitão (coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania) e Sandra Viana (coordenadora auxiliar do Caopel). A ação também foi acompanhada por servidores do TRE-CE e representantes do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza (CMDPI).

A visita dos 25 idosos iniciou pela sala de treinamento do Tribunal, onde assistiram a uma apresentação sobre a importância do voto, segurança das urnas eletrônicas e acessibilidade em locais de votação. Na sequência, o grupo conheceu o acervo histórico do Centro de Memória Eleitoral, que mostra a evolução do processo eleitoral e das urnas usadas nas votações no Brasil. Em seguida, os visitantes foram conduzidos até o Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas e conferiu o processo de preparação dos equipamentos para as eleições. A visita terminou no Pleno do TRE-CE, onde o grupo foi recebido pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva.

A residente da Casa de Nazaré, Aldenora Barroso, agradeceu o convite e destacou a importância da inclusão das pessoas idosas na vida pública. “Para mim, foi muito gratificante participar. Eu me vi na evolução da vida eleitoral do nosso país e compreendi que essa história vem de antes de mim. Vendo agora como as coisas estão funcionando depois de termos passado por momentos de muitas turbulências e de muito medo de perder a democracia, esse movimento de mantê-la é muito gratificante”, finalizou.

*Com informações e foto do TRE-CE.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br