O Ministério Público do Ceará, por meio do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom), aderiu, na última quarta-feira (28/01), à Campanha “CarnaPaz 2026: No ritmo do respeito à mulher”. A assinatura do termo foi feita pelo promotor de Justiça Raimundo Nogueira Filho, integrante do Nuprom, e ocorreu na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em Fortaleza. A campanha tem como objetivo promover paz, respeito e equidade de gênero nas festas carnavalescas, além de orientar a população sobre os canais de denúncia e suporte às vítimas de violência.
A iniciativa, promovida pelo Tribunal, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, contou com a adesão de instituições públicas e privadas, que se comprometeram a ampliar o alcance da campanha, com a divulgação da marcha carnavalesca e de spots informativos em rádios e redes sociais, bem como a distribuição dos cartazes, adesivos e abanadores em espaços coletivos. A campanha ainda prevê ações educativas para prevenir a violência contra a mulher, além de divulgar os canais de denúncia, como o Disque 180, da Central de Atendimento à Mulher, o Disque 190, da Polícia Militar, e QR Codes para solicitação virtual de medidas protetivas de urgência.
“O MP aderiu à iniciativa buscando fortalecer uma atuação intersetorial integrada. O apoio ao “CarnaPaz 2026” reforça o compromisso institucional do Ministério Público com a defesa dos direitos das mulheres e a promoção de um Carnaval mais seguro e livre de violência”, reforçou o promotor de Justiça Raimundo Nogueira Filho.
Instituições que aderiram à campanha
Além do MP, também aderiram ao CarnaPaz 2026 as seguintes instituições: Assembleia Legislativa do Estado (Alece), através da Procuradoria Especial da Mulher; Secretaria Estadual da Mulher; Secretaria Municipal das Mulheres de Fortaleza; Câmara Municipal de Fortaleza, por meio da Procuradoria Especial da Mulher; Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica Ceará; Casa da Mulher Brasileira do Ceará; Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE).
Participam, ainda: Grupo Urb; Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor); Associação Brasileira de Agências de Viagens do Ceará (ABAV-CE); Visite Ceará; Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus); Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi-CE); Socicam, que administra a Rodoviária Engenheiro João Tomé, em Fortaleza; Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); Associação Marta; e Federação de Capoeira do Ceará.
*Com informações do TJCE