DECON instaura procedimento administrativo para tratar de irregularidades em terminais de ônibus abertos de Fortaleza


Fiscalização nos terminais de ônibusO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) e da 17ª Promotoria de Justiça Cível com atribuição para defesa do idoso e da pessoa com deficiência, deu continuidade às fiscalizações a terminais de ônibus de ônibus de Fortaleza na última sexta-feira (18/11), quando foram fiscalizados os terminais abertos das Praças da Estação e do Coração de Jesus, localizadas no Centro da capital. A ação tem por objetivo verificar se estão sendo garantidas a prioridade e a segurança dos consumidores idosos e portadores de deficiência, especialmente do embarque e desembarque, nos terminais de Fortaleza.

Nos dois terminais foi constatado que não é assegurada a prioridade e a segurança de idosos e pessoas com deficiência no momento de embarque, pois não existem filas preferenciais nos pontos de ônibus e nem qualquer tipo de sinalização, como o Símbolo Internacional de Acesso na área de embarque. Foi verificada ainda desníveis e buracos que dificultam a locomoção adequada e segura de pessoas com deficiência e idosos; que o piso tátil se encontra em péssimas condições de manutenção em alguns locais; e que os terminais não possuem banheiros.

No terminal localizado na Praça Coração de Jesus, foi observada também a ausência de rampas devidamente adequadas para acesso de deficientes. No da Praça da Estação, apesar de haver passagens de pedestres elevadas para travessia, elas não estão devidamente sinalizadas e pintadas, estando uma totalmente destruída; há, em alguns locais do terminal, obstáculos, como lixo, árvores e placas em cima do piso tátil, o que dificulta o trânsito adequado e seguro de pessoas com deficiência.

Nas vistorias realizadas nos terminais abertos, os fiscais do DECON lavraram autos de constatação contra a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) que foram convertidos em procedimento administrativo de ofício no qual está previsto o agendamento de uma audiência para tratar do que foi verificado pelos fiscais do DECON. Serão chamados a participar do encontro representantes da ETUFOR, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), da Regional do Centro e o promotor de Justiça de defesa do idoso e da pessoa com deficiência, Alexandre Alcântara.

As fiscalizações realizadas pelo DECON decorrem de denúncia de um cidadão, Francisco Alves de Lavor, que relatou que as empresas de ônibus não têm cumprido o que determina o artigo 42, da Lei 10.741/2003, o Estatuto do Idoso, que garante a prioridade de idosos no embarque no sistema de transporte coletivo. De acordo com ele, os motoristas têm o costume de abrir as duas portas ao mesmo tempo quando chegam nos terminais, o que não permite aos idosos o embarque a tempo de ocupar as cadeiras a eles reservadas.

Foto: Joaquim Albuquerque/MPCE

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br