MPCE participa do 2º Workshop Internacional de Acesso à Justiça


16.05.17.LUCY_nuprom_avonO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da promotora de Justiça Lucy Antoneli Domingos, participou nos dias 8 a 11 de maio no hotel Royal Tulip, em Brasília, do 2º Workshop Internacional de Acesso à Justiça, que teve como tema “Respostas eficazes à violência contra às mulheres”. O evento foi promovido pelo Instituto Avon e pela organização norte-americana Vital Voices.

Foram convidados a participar do evento organizações sociais e públicas voltadas às políticas para mulheres e atores do sistema de justiça: promotores, juízes e defensores. O encontro teve o objetivo de fortalecer o trabalho em rede dos órgãos e instituições que atuam na proteção das mulheres vítimas de violência. O encontro contou com participantes da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Segundo a promotora de Justiça, que também é integrante do Núcleo de Gênero Pró-Mulher (NUPROM), o evento foi importante para promover a troca de experiências e unificar a metodologia de trabalho entre todas as instituições. “Foi um workshop interdisciplinar que conseguiu reunir membros do Ministério Público, Judiciário, Defensoria, delegados e policiais militares para compartilharem experiências e fortalecerem uma metodologia de trabalho que humanize o atendimento à mulher vítima de violência. A ideia é difundir essa forma de trabalho entre todas as entidades que trabalham nessa área”, explica Lucy Antoneli.

O workshop promoveu a capacitação em diversos subtemas: Problemas Práticos de Investigação e Processo; Violência Doméstica e Legislação, Dinâmica da Violência Doméstica; Avaliação de Periculosidade (Risco e Letalidade); Criação de Equipes Especiais de Violência Doméstica; Resposta à Intimidação; Investigação de Casos de Violência Doméstica com a Presença de Crianças; Conseguir a Cooperação de Vítimas Relutantes; Perguntas para Vítimas que se Retrataram; Sensibilizar os Juízes quanto ao Comportamento das Vítimas; e Penalização dos Agressores, dentre outros assuntos.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br