A Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) promove, na próxima quinta-feira (29/04), às 16h, mais duas palestras do Projeto Diálogos Ambientais. Na oportunidade serão debatidos os resultados do Projeto Amazônia Legal Sem Resíduos, bem como as políticas públicas de regularização ambiental e fundiária na Amazônia Legal. O evento será realizado de maneira virtual e terá transmissão no canal oficial do CNMP no Youtube.
A primeira palestra do encontro será apresentada pelos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Thiago Rodrigues, Luane Souza, Juliana Gerhard e Adriana Oliveira. Os especialistas debaterão os “Resultados do Projeto Amazônia Legal Sem Resíduo”.
Na sequência, o ecologista e cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia), Paulo Moutinho, ministrará a palestra “Política Públicas de Regularização Ambiental e Fundiária na Amazônia Legal”. De acordo com o palestrante, “a regularização fundiária na Amazônia é um dos requisitos fundamentais para que se tenha um ordenamento territorial na região que possa conciliar a preservação florestal, a produção e o respeito a direitos de povos originários e comunidades tradicionais, além de incentivo à pequena produção – especialmente agricultura familiar”, explica.
Palestrantes
Paulo Moutinho é doutor em ecologia e estuda as causas do desmatamento na Amazônia e suas consequências para a biodiversidade, mudança climática e habitantes da região. Ele trabalha na Amazônia há 30 anos e foi cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia), uma ONG brasileira de base científica. Também participou ativamente da constituição do Fundo Amazônia e da Política Nacional de Mudanças Climáticas.
Thiago Rodrigues é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutor em Ciências Florestais e pós-doutor pelo Departamento de Engenharia Florestal (UnB). Atualmente é pesquisador em Avaliação do Ciclo de Vida no IBICT.
Luane Souza é bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB), mestra em Geografia na área de Gestão Ambiental e Territorial, na linha de pesquisa de Análise de Sistemas Naturais, na Universidade de Brasília (UnB), técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), pós-graduada em Geografia e Análise Ambiental, na Universidade Estadual do Goiás (UEG). Atualmente é pesquisadora no IBICT.
Juliana Gerhardt é bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestra em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é assistente de pesquisa no IBICT, desenvolvendo projetos na área de gestão de resíduos sólidos e Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).
Adriana Oliveira é bacharel em Engenharia de Energia na Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciências Mecânicas (UnB). Atualmente é assistente de pesquisa no IBICT, desenvolvendo projetos na área de gestão de resíduos sólidos e Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).
Projeto Diálogos Ambientais
O projeto “Diálogos Ambientais” é uma iniciativa da Comissão do Meio Ambiente do CNMP, presidida pelo conselheiro Luciano Nunes Maia. Foi concebido com o propósito de oferecer aos membros e servidores do Ministério Público e à sociedade interessada exposições mensais com assuntos atuais e relevantes na temática ambiental, por meio do compartilhamento de experiências exitosas do Ministério Público, de outros órgãos públicos e dos segmentos da sociedade civil.
Desde fevereiro, são promovidas palestras mensais, sempre às 16 horas, para público aberto, por meio do canal do YouTube do CNMP. A iniciativa está prevista para acontecer até o mês de novembro deste ano. Os palestrantes são membros e servidores do Ministério Público, integrantes de outros órgãos públicos e dos segmentos da sociedade civil, com atividade comprovada e/ou especialidade na área de defesa do meio ambiente.
Confira a programação de palestras do Projeto Diálogos Ambientais.
*Com informações e arte do Conselho Nacional do Ministério Público