O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAOEDUC), do Ministério Púbico do Estado do Ceará (MPCE), expediu, no dia 14, um Ofício Circular, convidando todos os promotores de Justiça com atuação na defesa ao direito à educação para a apresentação das estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) pela Busca Ativa Escolar no contexto da pandemia da Covid-19.
Serão realizadas duas reuniões virtuais, via plataforma Microsoft Teams, com vistas a garantir a presença de todos os membros, servidores e assessores. A primeira reunião será no dia 22 de junho de 2021, às 9h, pelo endereço: https://cutt.ly/xnGVGmK e a segunda, no dia 29 de junho de 2021, às 14h, pelo endereço: https://cutt.ly/lnGV8JX.
O ofício é assinado pela procuradora de Justiça e coordenadora do CAOEDUC, Elizabeth Maria Almeida de Oliveira; e pelos promotores de Justiça e coordenadores auxiliares do CAOEDUC, Francisco Ivan de Sousa e Luiz Alexandre Cyrilo Pinheiro Machado Cogan. Segundo o documento, a pandemia do novo Coronavírus, agravou-se as situações de infrequência, abandono e evasão escolar, atingindo, principalmente, a população em situação de vulnerabilidade social, tendo como um dos motivos, a não adequação ao ensino remoto.
De acordo com a coordenação do CAOEDUC, a educação é o grande transformador social, motivo pelo qual se faz necessário um esforço coordenado e articulado do Estado e sociedade para evitar que as crianças e os adolescentes se afastem da escolar de forma permanente, aprofundando, assim, o abismo social que tanto afeta a República.
Em parceria com outras entidades, o UNICEF disponibiliza, gratuitamente, metodologias e plataformas eletrônicas de Busca Ativa Escolar de crianças e adolescentes fora da escola e Trajetórias de Sucesso Escolar para enfrentamento da cultura de fracasso escolar.
Em 2020, o UNICEF em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) lançou a campanha “Fora da escola não pode, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos”, com o objetivo convidar os estados e municípios a realizarem uma grande mobilização local para o enfrentamento à exclusão e ao abandono escolar. Preocupado com essa realidade, o CAOEDUC vem trabalhando, em parceria com o UNICEF, formas de fortalecer a utilização da busca ativa escolar nos municípios cearenses.