Representante do Prêmio Innovare participa de reunião sobre Projeto Viver Mais do MPCE


O entrevistador do Prêmio Innovare, Fernando Sciascia Cruz, participou, na tarde dessa quarta-feira (16/06), de uma reunião virtual com os responsáveis pelo Projeto Viver Mais. Na ocasião foram apresentados os objetivos, etapas e resultados do projeto. 

A iniciativa, desenvolvida em 2020 pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA) e pelo Grupo Especial de Combate à Covid-19 do MP Estadual, tem realizado, desde o início da pandemia, um trabalho de articulação em rede e de busca, fiscalização, monitoramento e apoio das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no Estado, o que garantiu um baixo índice de óbitos de idosos institucionalizados no Ceará, apesar das altas estatísticas da população geral.  

Prova disso é que, em outros países, como Bélgica e Estados Unidos por exemplo, o percentual de mortes de idosos residentes em ILPIs chegou a ser 57% e 39%, respectivamente, em relação a todas as mortes decorrentes de Covid-19. Já no Ceará, esse percentual ficou em 0,41%, conforme levantamento de dados realizado pelo Projeto. Do total de 2.059 idosos residentes em ILPIs no Estado, os casos confirmados que vieram a óbito por covid – 74 idosos – representam um percentual de 3,6%, gerando um impacto de 96,4% de vidas salvas nas instituições. 

Além do entrevistador, participaram da reunião os promotores de Justiça que integram o Grupo Especial de Combate à Pandemia no MPCE, Eneas Romero (atual coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde – CAOSAÚDE e ex-coordenador do CAOCIDADANIA), e Hugo Porto (atual coordenador do CAOCIDADANIA e do Laboratório de Inovação – Lino do MPCE); e as servidoras do Ministério Público Cearense Ana Lisse Carvalho e Nairim Chaves.  

Prêmio Innovare 

Em sua 18ª edição, o Prêmio Innovare tem como objetivo, em 2021, o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do Sistema de Justiça Brasileiro.  

O Instituto Innovare, associação sem fins lucrativos responsável pela edição do prêmio, premiará sete categorias: Tribunal, CNJ/Tecnologia, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania, esta última que comporta práticas desenvolvidas por profissionais de qualquer área.  

As iniciativas serão avaliadas pelos critérios de eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e abrangência territorial. 

Além do Projeto Viver Mais, o MPCE participa do prêmio com outras duas iniciativas: Programa Vidas Preservadas e Projeto O MPCE em Defesa dos Royalties de Petróleo. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br