Faça Aqui a sua busca

Após confrontos, MP do Ceará proíbe torcidas organizadas de ingressarem nos estádios por cinco jogos

O Ministério Público do Ceará, por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), decidiu pela suspensão de quatro torcidas organizadas por cinco jogos. A medida, expedida nesta terça-feira (10/02), foi tomada após os episódios de violência registrados no dia 8 de fevereiro, antes do jogo entre Ceará e Fortaleza. Na ocasião, foram registradas cerca de 357 prisões.

A penalidade foi aplicada à Torcida Organizada do Ceará (TOC); Movimento Organizado Força Independente (MOFI); Bonde da Aliança e Força da Galera. A decisão foi comunicada à Federação Cearense de Futebol (FCF), aos clubes Fortaleza e Ceará, às torcidas organizadas, à Polícia Militar e ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE).

A medida tem caráter preventivo e educativo. Segundo o Nudetor, o objetivo é coibir novas ocorrências de violência e reforçar a segurança nos eventos esportivos.

Durante a suspensão, serão mantidas restrições como a proibição do uso de materiais e instrumentos musicais nos setores habitualmente ocupados pelos grupos.

O Ministério Público alertou ainda que a reincidência de condutas violentas poderão resultar em sanções mais rigorosas, inclusive o banimento dos Estádios por período indeterminado.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br