Bullying/Cyberbullying relacionado ao público LGBTQIAPN+


A violência no ambiente escolar tem se apresentado como um desafio persistente à garantia do direito à educação, especialmente no que se refere à proteção de estudantes em situação de vulnerabilidade. Dentre as diversas formas de violência, o bullying tem atingido, com recorrência, estudantes LGBTQIAPN+, comprometendo seu desenvolvimento, sua saúde mental e impactando diretamente na permanência na escola.

Diante desse cenário, esse material de apoio tem o objetivo contribuir tecnicamente com a atuação das Promotorias de Justiça que atuam na defesa do direito à educação, no âmbito do acompanhamento da política de educação, especificamente quanto às situações que envolvem bullying e ciberbullying que envolvem alunos do público LGBTQIAPN+.

O material reúne instrumentos voltados à articulação intersetorial e à promoção de medidas concretas de enfrentamento à violência escolar, com atenção especial à proteção da diversidade e ao respeito aos direitos humanos no contexto educacional.

O material subsidia a atuação resolutiva do Ministério Público na defesa dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, promovendo a cultura de paz, a equidade e a inclusão nas instituições de ensino.

Minuta de Peças