Faça Aqui a sua busca

Justiça recebe denúncia do MP do Ceará contra chefe de facção criminosa em Caucaia por posse ilegal de arma e tráfico de drogas

A Justiça recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público do Ceará, por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Caucaia, contra Delvane de Souza Bezerra pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. O acusado foi preso em flagrante no bairro Itambé, onde é apontado como chefe de facção criminosa e investigado por envolvimento em um homicídio ocorrido no início de novembro. Atendendo pedido do MP, a Justiça também manteve a prisão preventiva dele em prisão preventiva, em decisão proferida no último dia 26 de novembro.

Conforme a denúncia, no dia 5 de novembro, por volta das 14h, o acusado foi surpreendido por policiais no bairro Itambé. Ao perceber a aproximação, tentou fugir e se refugiar na própria residência. Com ele foram encontrados uma arma de fogo, munições, um carregador de pistola e 14g de cocaína. Para impedir a extração de informações, o acusado quebrou o próprio celular.

De acordo com investigações da Polícia Civil, o denunciado é chefe de uma facção criminosa e suspeito de participação em um homicídio praticado no dia 2 de novembro de 2025. Já a arma apreendida seria utilizada para intimidar moradores e garantir a segurança pessoal do acusado. Um exame de corpo de delito constatou ainda que Delvane de Souza Bezerra havia sofrido uma lesão em 4 de novembro, em decorrência de uma tentativa de homicídio contra ele. A ação estaria relacionada ao homicídio do dia 2 e à disputa territorial entre facções rivais.

Para o Ministério Público, a prisão preventiva é medida necessária e adequada para assegurar a ordem pública, diante da periculosidade atribuída ao denunciado. O órgão também solicitou a destruição da droga apreendida e o encaminhamento da arma e dos acessórios às Forças Armadas, medidas deferidas pela Justiça.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br