Faça Aqui a sua busca

MP do Ceará deflagra operação para investigar suposto desvio de dinheiro público em contrato da Prefeitura de Icó

O Ministério Público do Ceará, por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) e da 4ª Promotoria de Justiça de Icó, com apoio da Polícia Civil, deflagrou, nesta quinta-feira (30/10), a Operação “Amigo do Rei”, que apura supostos crimes de fraude em licitação, peculato e associação criminosa cometidos por uma agente pública do município e sócios de uma empresa de consultoria que manteve contrato com a prefeitura entre 2020 e 2023. As investigações também apontam supostas irregularidades na doação de um imóvel público a um dos empresários, além de desvio de dinheiro público através do superfaturamento do contrato, pelo qual recebeu mais de R$ 14 milhões.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na sede de uma das secretarias do município e em endereços ligados aos donos da empresa e da agente pública investigada, que também foi afastada do cargo por 180 dias a pedido do Gecoc. Foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos que vão subsidiar as investigações.

Conforme as investigações do Gecoc, a empresa contratada ainda teria sido favorecida durante o processo licitatório e utilizado pessoas em situação de vulnerabilidade econômica como “laranjas” para esconder os verdadeiros beneficiados pelo esquema.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br