Faça Aqui a sua busca

MP do Ceará e Uece planejam expandir projeto que fortalece autonomia de adolescentes de unidades de acolhimento de Fortaleza

O Ministério Público do Ceará, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), avaliou os resultados das “Oficinas de Projeto de Vida com Adolescentes em Acolhimento Institucional” e planeja levar a iniciativa a outras unidades em Fortaleza. O projeto, que fortalece vínculos, promove habilidades socioemocionais e estimula a autonomia dos jovens, já demonstrou resultados positivos e agora será ampliado para incluir equipamentos municipais e organizações da sociedade civil.

Durante a reunião, foram apresentados dados e observações da equipe executora, que apontaram avanços no engajamento dos adolescentes e na capacidade de definir objetivos pessoais e profissionais. Para o promotor de Justiça Luciano Tonet, os resultados evidenciam a relevância de oferecer espaços seguros de escuta e reflexão aos jovens acolhidos. “A cooperação entre instituições fortalece a garantia de direitos e contribui para ações voltadas à autonomia e à construção de projetos de vida de crianças e adolescentes acolhidos”, ressalta o promotor de Justiça.

As oficinas foram realizadas inicialmente na Unidade de Acolhimento Institucional Tia Júlia, equipamento estadual gerido pela Secretaria da Proteção Social (SPS). Segundo a Promotoria, a iniciativa se mostrou eficaz e, a partir do relatório conclusivo, está sendo planejada sua expansão para dois novos acolhimentos, ainda a serem definidos conforme a demanda do serviço, compatibilidade de agendas e interesse dos adolescentes. A previsão é de que as próximas turmas incluam uma unidade de acolhimento municipal, gerida pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), e outra administrada por uma organização da sociedade civil (OSC).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br