Faça Aqui a sua busca

MP do Ceará reafirma compromisso com a sociedade e a justiça em cerimônia de vitaliciamento de mais 17 membros

O Ministério Público do Ceará realizou nesta quarta-feira (10/12), no Plenário dos Órgãos Colegiados, em Fortaleza, solenidade de vitaliciamento de 17 promotores de Justiça que ingressaram na instituição em 2023. A cerimônia foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, e contou com a presença de integrantes da Administração Superior e de familiares dos vitaliciados. Na ocasião, o MP reafirmou o compromisso com a justiça, a independência funcional e o serviço prestado à sociedade cearense.

Na cerimônia, receberam a vitaliciedade os promotores de Justiça Anna Carolynna da Silva Almeida, Aureliano do Nascimento Barcelos, Bruno Vasconcelos de Oliveira, Carlos Eduardo Pinho Bezerra de Menezes, Diego Filipe de Sousa Barros, Evaldo Carvalho Neto, Haroldo Meleto Barboza, João Batista Fontenele Neto, Jorge Luiz Guedes Granjeiro, José da Cruz Bessa Neto, Juliana Gonçalves de Lima, Juliana Soraia dos Santos, Lia Coelho de Albuquerque, Lívio Araújo Brito, Pedro Gabriel de Medeiros Regis, Rafael Gomes de Lima e Tadeu Furtado de Oliveira Alves.

Para o procurador-geral Haley Carvalho, o vitaliciamento reafirma o comprometimento dos membros com a instituição e com a sociedade. “O Ministério Público se constrói com humanidade, acolhimento, justiça e o desejo de servir. A atuação dos membros se revela nos vínculos construídos com as comunidades onde atuam, tornando-se parte da vida e da história de pessoas que veem na instituição esperança e mudança de vida. Portanto, o vitaliciamento é um novo começo e confirma o compromisso dos membros com a nossa instituição e, sobretudo, com a sociedade cearense”, destacou.

A corregedora-geral do MP, Maria Neves Feitosa, ressaltou que o momento, mais do que um ato formal, é um rito de passagem. “O vínculo jurídico se torna estável, mas o chamado ético e vocacional ganha profundidade. De modo ainda mais pleno, os promotores de Justiça se tornam guardiões da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos fundamentais”, pontuou. Para a presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotora de Justiça Ana Vládia Gadelha, para além de ser uma garantia constitucional, o vitaliciamento “representa um reconhecimento pela competência do membro e um trabalho eficiente e comprometido com os interesses sociais”.

Em nome dos vitaliciados, o promotor de Justiça João Batista Fontenele agradeceu a escuta e o diálogo permanente do PGJ Haley Carvalho e da Administração Superior e destacou a integração e união entre os colegas de turma. “Esse momento representa a renovação de um compromisso que firmamos naquele 1º de junho de 2023 com o povo cearense. Em nós, permanece o mesmo sentimento de união e integridade que nos trouxe até aqui. Pelos próximos 20, 30 ou 40 anos, novos obstáculos surgirão, mas seguiremos unidos e ombreados, com a responsabilidade de seguirmos com ainda mais vitalidade e independência no fiel cumprimento dos nossos deveres ministeriais”, frisou.

Também compuseram a mesa da solenidade a subprocuradora-geral de Justiça de Governança, Daniele Fontenele; a subprocuradora-geral de Justiça de Administração, Juliana Cronemberger; o secretário-geral do MP, Ricardo Rabelo; e o promotor de Justiça e diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Manuel Pinheiro.

Acesse aqui a galeria de fotos.

Promotores de Justiça vitaliciados:

Anna Carolynna da Silva Almeida

Aureliano do Nascimento Barcelos

Bruno Vasconcelos de Oliveira

Carlos Eduardo Pinho Bezerra de Menezes

Diego Filipe de Sousa Barros

Evaldo Carvalho Neto

Haroldo Meleto Barboza

João Batista Fontenele Neto

Jorge Luiz Guedes Granjeiro

José da Cruz Bessa Neto

Juliana Gonçalves de Lima

Juliana Soraia dos Santos

Lia Coelho de Albuquerque

Lívio Araújo Brito

Pedro Gabriel de Medeiros Regis

Rafael Gomes de Lima

Tadeu Furtado de Oliveira Alves

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br