MP lança programa Vidas Preservadas 2026 com debates sobre promoção da saúde mental e novas adesões de municípios

MP lança programa Vidas Preservadas 2026 com debates sobre promoção da saúde mental e novas adesões de municípios

Para um público de mais de 200 representantes de municípios cearenses, o Ministério Público lançou, nesta quarta-feira (29/04), a edição 2026 do Programa Vidas Preservadas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. O projeto atua na prevenção do suicídio, promovendo a articulação entre o MP e diversas instituições, com ações voltadas ao fortalecimento das redes de proteção social e à promoção da saúde mental no estado. O evento reuniu ainda integrantes Ministério Público, do Poder Judiciário e da sociedade em geral.

Com o tema voltado à promoção da saúde mental em contextos sociais desafiadores, o seminário de lançamento contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Herbet Santos. O pgj destacou o compromisso do Ministério Público com a defesa da dignidade humana e com o fortalecimento de redes de proteção. “Hoje temos a satisfação de ver que essa rede se fortalece cada vez mais. Dos 184 municípios cearenses, 142 já aderiram ao programa demonstrando que o Ceará compreende a urgência do debate e reconhece a importância de construir políticas públicas comprometidas com a valorização da vida. O Ministério Público tem buscado atuar de forma estratégica nesse cenário, promovendo uma atuação interinstitucional, fortalecendo redes de proteção social e incentivando iniciativas que aproximem o cuidado à população que mais precisa,” disse.

A coordenadora do programa e do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), promotora de Justiça Lucy Antoneli, ressaltou que o combate ao suicídio e os cuidados com a saúde mental são dever tanto do Estado quanto de toda a sociedade. “Todos devem estar atentos aos sinais e cuidar de si próprio buscando ajuda quando for preciso. O Ministério Público está sempre como um parceiro na causa. Temos promotorias de Justiça em todas as cidades cearenses aptas a serem um local de ajuda. Chegando as demandas, os encaminhamentos necessários são realizados para o acolhimento e cuidados da saúde mental”, exclamou.

Coordenadora auxiliar do Caosaúde, a procuradora de Justiça Isabel Pôrto pontuou a parceria fundamental do Ministério Público com os integrantes da rede de proteção. “Contamos com a parceria do Corpo de Bombeiros, que ministra aulas na prevenção do comportamento suicida; com organizações que também fazem o trabalho cotidiano de receber as demandas de pessoas com depressão; além da atuação das coordenações de saúde mental dos municípios. É importante que essa rede esteja bem constituída para que a população tenha o direito preconizado na Constituição de 1988, que é exatamente o de políticas públicas para dar uma saúde física e mental adequada”, concluiu.

Programação

Após as falas iniciais dos integrantes da mesa, foram realizados dois painéis. O primeiro tratou sobre “Saúde Mental e Violência Territorial – impactos psicossociais e caminhos de proteção”, com a palestra da pesquisadora do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (Labvida) do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Maria Escobar. Já o segundo painel abordou “Saúde Mental em Contextos Sociais Complexos: cuidado, proteção e redes colaborativas”, que teve como palestrantes a psicóloga e professora da Uece, Alessandra Xavier, a psicóloga e assistente técnica da Casa da Mulher Brasileira no Ceará, Mayara Viana; e o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Edir Paixão.

Lançamento da 2ª Premiação Laços de Vida

Ainda na programação do evento, foi lançada a 2ª Premiação Laços de Vida, criada para reconhecer práticas municipais dedicadas à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. Mais do que um título, a iniciativa simboliza o esforço coletivo de profissionais, gestores e redes de cuidado que atuam, diariamente, para fortalecer vínculos e proteger vidas em seus territórios.

Novas adesões ao Vidas Preservadas

Representantes dos municípios de Icó, Independência e Itatira assinaram o termo de adesão de 2025 ao Vidas Preservadas. Já os municípios de Viçosa do Ceará e Sobral aderiram ao programa nesta edição 2026.