Faça Aqui a sua busca

PGJ visita Unidade Prisional de Segurança Máxima do Estado para conhecer sistema de monitoramento de áudio dos detentos 

O procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, esteve nesta segunda-feira (15/12) na Unidade Prisional de Segurança Máxima do Estado, em Aquiraz. Acompanhado de promotores de Justiça que atuam em órgãos de investigação, o pgj conheceu as instalações e os dispositivos de segurança da unidade e acompanhou, in loco, a implantação do sistema monitoramento de áudio dos detentos. A medida atende a um pedido do Ministério Público do Ceará para reforçar o controle sobre da comunicação dos presos, especialmente das lideranças de facções criminosas.  

“Esse recurso, já utilizado em unidades prisionais federais, permitirá quebrar a cadeia de comando entre lideranças criminosas internas e o mundo exterior. Sem dúvida, é uma medida que representa um avanço no enfrentamento a um dos maiores desafios da nossa atualidade: o combate às organizações criminosas”, destacou o pgj. 

Inaugurada em 2021, a unidade é a primeira de segurança máxima estadual das regiões Norte e Nordeste. A penitenciária tem capacidade para 168 internos considerados de alta periculosidade ou que correm elevado risco. O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP-CE), Álvaro Maciel, enfatizou a relevância da ação do MP no combate ao crime organizado e no fortalecimento da segurança da unidade. “Antes, a ausência de autorização para gravação ambiental era a única justificativa para transferirmos presos desta unidade para presídios federais. Agora, contamos com o mesmo nível de segurança de uma unidade federal”, afirmou. 

Também participaram da visita os promotores de Justiça Adriano Saraiva, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco); Breno Rangel, coordenador do Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (Nati); Nelson Gesteira, integrante do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit); e Patrick de Oliveira, integrante do Gaeco. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br