Os 45 promotores e promotoras de Justiça que tomaram posse no dia 26 de agosto de 2010 comemoram nesta quarta-feira (26/08) uma década de dedicação ao povo cearense por intermédio de zeloso cumprimento da missão institucional conferida ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
O secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), promotor de Justiça Hugo Mendonça, ressalta a importância de celebrar a data. “Ter sido aprovado no concurso para o Ministério Público e poder fazer parte de uma instituição com tamanha missão social traduziu a concretização de um sonho e fez com que se descortinasse à minha frente uma longa estrada cheia de grandes oportunidades, tanto de servir à sociedade (em especial aos mais necessitados de justiça), quanto de me tornar um ser humano melhor, mais consciente da minha responsabilidade e, por consequência, mais útil. Eu imagino que todos os que entram no Ministério Público têm sentimentos assemelhados e, por isso, grande deve ser a comemoração dessa “década”, seja pela importância para a vida de cada um desses membros, seja pela absoluta certeza de que a sociedade cearense muito ganhou com a dedicação e com o serviço por eles prestado”, homenageia.
A titular da 98ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, Candice Almeida, integra a lista de promotores que completam uma década de MPCE. “Após 10 anos como membro do Ministério Público, me sinto realizada profissionalmente e muito feliz em exercer uma função tão nobre e reconhecida socialmente. São 10 anos repletos de aprendizado, acertos, erros e de muita experiência positiva atuando no cumprimento das leis e na defesa da sociedade”, comemora.
Para o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Russas, Luiz Dionísio de Melo Junior, o decurso do tempo como promotor de Justiça é motivo de realização profissional e mostrou a ele o quão é gratificante fazer parte de uma instituição que tem como ideal garantir à sociedade o respeito aos seus direitos e a observância às suas garantias mais básicas. Segundo Luiz Dionísio, o respeito e a credibilidade alcançados pelo MP são frutos de uma atuação firme e combativa e isso o motiva a trabalhar com responsabilidade e comprometimento. “O exercício profissional sempre foi rodeado de descobertas e lições aprendidas. Ao longo desse período, todos os esforços foram voltados para realização dos objetivos institucionais do Ministério Público. Os erros são naturais, fazem parte do aprendizado de qualquer ser humano, mas, acima de tudo, sinto que aprendi com eles e sinto ainda que sempre tentei ao máximo fazer valer a oportunidade que me foi dada de fazer parte desta grande instituição chamada Ministério Público”, avalia.
Confira quem são os 45 membros homenageados:
Adriano Jorge Pinheiro Saraiva
Alcides Luiz Fonseca Lima de Sena
André Clark Nunes Cavalcante
André Luiz Simões Jácome
Aníbal Ferreira Cardoso
Aureliano Rebouças Júnior
Bismarck Soares Rodrigues
Braulio Vitor da Silva Fernandes
Breno Rangel Nunes da Costa
Candice Lucena Dutra de Almeida
Caroline Rodrigues Jucá Procesi Coutinho
Cleiton Sena de Medeiros
David Moraes da Costa
Déric Funck Leite
Eliane Silveira Macêdo
Evânio Pereira de Matos Filho
Fábio Manzano
Francisco das Chagas da Silva
Francisco Elnatan Carlos de Oliveira Júnior
Francisco Osvando Muniz Lima Filho
Franke José Soares Rosa
Gustavo Pereira Jansen de Mello
Igor Pereira Pinheiro
Ítalo Souza Braga
Iuri Rocha Leitão
José Silderlandio do Nascimento
Juliana Silveira Mota Sena
Leo Junqueira Ribeiro de Alvarenga
Leonardo Marinho de Carvalho Chaves
Lorena Lima Pereira Rodrigues
Lucas Felipe Azevedo de Brito
Luiz Dionísio de Melo Júnior
Marcelo Cochrane Santiago Sampaio
Márcia Lopes Pereira
Maria Alice Diógenes Pinheiro
Oscar Stefano Fioravanti Júnior
Rafael de Paula Pessoa Morais
Rosalice Macêdo Ferraz Monte
Rubem Machado Rebouças
Sérgio Henrique de Almeida Leitão
Terezinha Antônia de Albuquerque Gomes
Thiago Marques Vieira
Valeska Catunda Bastos
Venusto da Silva Cardoso
Virgínia Navarro Fernandes Gonçalves