O evento de premiação da segunda edição do Prêmio MPCE de Jornalismo foi realizado na noite desta segunda-feira (14/12), dia em que é comemorado nacionalmente o Dia do Ministério Público. Nesta edição, 15 profissionais e duas estudantes de Jornalismo foram agraciados pela premiação nas categorias Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Acadêmico. A solenidade ocorreu por meio de uma videoconferência transmitida pelo canal do Ministério Público no Youtube, em respeito aos protocolos sanitários.
Durante a cerimônia de anúncio dos vencedores, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, agradeceu a dedicação dos jornalistas na produção dos conteúdos que tiveram como temática a atuação do Ministério Público no enfrentamento à pandemia. “Num ano tão desafiante quanto este, a imprensa livre teve um papel fundamental. E sempre terá, como um dos pilares essenciais da democracia”, afirmou.
O assessor de comunicação do MPCE, Reginaldo Aguiar, antecipou novidades para a edição de 2021. “Vamos concentrar o prêmio em quatro categorias profissionais, sendo Jornal/Web, Rádio, TV e Foto. Além disso, vamos premiar em dinheiro todos os colocados em 1º, 2º e 3º lugares”, disse. Atualmente, os prêmios em dinheiro são ofertados apenas aos primeiros colocados em cada categoria, no valor de R$ 5.000,00. Os demais recebem certificado.
Lista dos vencedores:
JORNALISMO IMPRESSO
1º lugar: Jéssica Welma – Diário do Nordeste – Matéria: “MP já acionou mais de 80 prefeituras para fiscalizar uso de recursos”
2º lugar: William Santos – Diário do Nordeste – Matéria: “MPCE investiga suspeitas de propaganda antecipada na pandemia”
3º lugar: Alessandra Castro – Diário do Nordeste – Matéria: “Pelo menos 11 cidades do CE são alvos de ações contra crimes eleitorais”
TELEJORNALISMO
1º lugar: Suely Frota – TV Assembleia – Série: “Preservar vidas, garantir direitos: a atuação do Decon em tempos de pandemia”
2º lugar: Danielle Campos – TV Fortaleza – Matéria: “O novo normal e suas ressalvas”
3º lugar: Alessandro Torres – TV Globo – Matéria: “Número de adoções de crianças e adolescentes cai 80% durante a pandemia”
RADIOJORNALISMO
1º lugar: Fátima Abreu – Rádio FM Assembleia – Matéria: “Vidas Preservadas – um olhar para a pandemia”
2º lugar: Roberta Farias – Rádio FM Dom Bosco – Série: “Solidariedade que transforma: o desafio de ajudar quem mais precisa na pandemia”
3º lugar: Antônio César Evangelista – Rádio A Notícia do Ceará – Série: “A sós: os moradores em situação de rua em meio à pandemia e a atuação do Ministério Público
WEBJORNALISMO
1º lugar: Maristela Crispim – Eco Nordeste – Matéria: “Povos originários do Ceará lutam para manter a vida e a tradição”
2º lugar: Emanoela Campelo – Diário do Nordeste On-line – Matéria: “Falta de EPIs prejudica necropsias e atrapalha investigações no CE”
3º lugar: Nícolas Paulino – Diário do Nordeste On-line – Matéria: “Coronavírus: Ministério Público cobra medidas de hospitais privados de Fortaleza durante pandemia”
FOTOJORNALISMO
1º lugar: Fábio Lima – Jornal O Povo – Foto: “A vida na rua durante a pandemia”
2º lugar: Jarbas Oliveira – Diário de Pernambuco – Foto: “Covid Fortaleza”
3º lugar: Natinho Rodrigues – Diário do Nordeste – Foto: “Se elas e eles sumirem”
ACADÊMICO
1º lugar: Nathaly Kimberly – Universidade Federal do Ceará – Série: “Covid-19: a invisibilidade da pessoa com deficiência”
2º lugar: Lara Elise Silveira – Centro Universitário 7 de Setembro – Site: “Ética e Justiça: luta por direitos em tempos de pandemia