A IV Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) teve início na manhã desta terça-feira (01/06) com o tema “Avaliando e construindo redes para um novo hoje e amanhã”. Com dois dias de duração, o intuito do evento é apresentar e discutir os principais resultados das Redes de Escolas de Governo do Brasil. Nesta quarta edição, a SAEG é realizada pelo Ministério Público do Estado (MPCE), por intermédio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), e pelo Tribunal de Contas do Ceará (TCE), por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC). A programação é on-line com transmissão através do canal do IPC no YouTube.
Na abertura, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, saudou os organizadores e participantes, enfatizando a importância do momento e da aproximação entre as Escolas de Governo. “Eu sou ex-diretor da Escola Superior do Ministério Público, fiz parte deste colegiado da Rede Estadual de Escolas de Governo, tenho muito entusiasmo pela integração, pela colaboração entre essas Escolas que são estratégicas para a formação de agentes públicos em elevados níveis e também para a elaboração e difusão de conhecimentos que são de pública relevância para a sociedade”, declarou.
O presidente do TCE, conselheiro Valdomiro Távora, e o diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo, foram representados, na solenidade alusiva à abertura, pela diretora-executiva do IPC, Hilária Barreto. Após cumprimentar a todos, a diretora-executiva enalteceu a escolha das Escolas de Governo do Tribunal de Contas e do MPCE para sediar mais uma vez o evento. Para ela, isso traz a convicção, renova a energia e dá a satisfação de que os caminhos estão sendo trilhados com humildade, trabalho e foco no que há de mais inovador e moderno.
A primeira mesa-redonda sobre “Avaliação, cooperação e formação de redes para o desenvolvimento de pessoas no governo” foi mediada por Marcos Lima, coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional e professor na Universidade Federal do Ceará (UFC). Com debates divididos em subtemas, essa mesa-redonda contou com exposições da representante da I SAEG, Margarida Souza; do representante da SAEG, Brayan Rodrigues; do professor, pesquisador e consultor Diogo Fonseca; e da gerente de projetos da República.org, Vanessa Campanhal.
A segunda mesa-redonda tratou da “Avaliação e construção de redes subnacionais de escolas de governo” e foi mediada pela coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotora de Justiça Luciana de Aquino. Também dividida em subtemas, a mesa-redonda teve a participação de Ana Perpétua, diretora da Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e Hilária Barreto, diretora-executiva do IPC, ambas as expositoras representando a Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará; bem como de Inês Simonetti, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD).
Próximos debates
O evento continua na manhã desta quarta-feira (02/06) com mais duas mesas-redondas. A primeira será sobre “Avaliação e construção de redes nacionais de escolas de governo”, com mediação do coordenador técnico-científico da SAEG, Brayam Rodrigues, e exposições de Paulo Marques, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Eduardo Almas, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, e Crislayne Cavalcante, do Instituto Rui Barbosa.
O tema da segunda mesa-redonda é “Avaliação e construção de redes internacionais de escolas de governo”, com mediação de Alexandre Bossi, professor da Escola do Legislativo (Minas Gerais), e exposições de Rosa Souza, da Rede de Escolas de Saúde Pública, e Jorge Martín, da Red Iberoamericana de Escuelas Judiciales.
Sobre o evento
A IV Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) promove quatro mesas-redondas que apresentarão resultados, experiências e insights sobre redes dedicadas ao desenvolvimento de pessoas no governo, sobre o papel dessas redes na superação dos novos desafios do mundo do trabalho e o uso da avaliação para a transformação dessas redes. O evento reúne 15 especialistas convidados de diversas redes subnacionais, nacionais e internacionais, atuando como expositores e mediadores desse intercâmbio de alto nível em assuntos do campo da Avaliação e da Gestão de Pessoas.
Esta edição é coordenada pelo diretor-geral da ESMP, promotor de Justiça Plácido Rios; pela coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotora de Justiça Luciana de Aquino; pela diretora-executiva do IPC, Hilária Barreto; e pelo coordenador técnico-científico da SAEG, Brayam Rodrigues; com apoio de Ana Perpétua, diretora da Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A IV SAEG visa discutir institucionalização da rede, cooperação técnica, troca de experiências, bem como melhoria e eficiência das organizações participantes decorrentes do trabalho da rede. Além disso, a proposta é incentivar a reflexão sobre a necessidade de mecanismos avaliativos para a construção, manutenção e transformação das redes de escolas de governo.