Campanha Cadastro Solidário beneficia população do bairro Pedras nesta segunda (12)


A campanha Cadastro Solidário chegou ao bairro Pedras, em Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (12/07). Ao longo de todo o dia, a equipe da campanha realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) esteve próximo da população para cadastrar as pessoas para receberem a vacina contra a Covid-19, tirar dúvidas e até mesmo aplicar a vacina nos adultos com mais de 50 anos, com apoio da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza. A campanha chegou ao sétimo dia somando 331 cadastros (49 só nesta segunda) e continuará ao longo de toda a semana em diversos bairros da Capital.   

Ao saber que estavam vacinando pessoas com mais de 50 anos, Carolina Queiroz levou a tia Maria Altina Queiroz, de 53 anos, para receber a vacina. Após ter sido imunizada, Altina Queiroz conta com muita emoção que sente como se tivesse nascido de novo. Quem também se vacinou foi Maria do Espírito Santo Teixeira, de 50 anos, que venceu o medo de tomar a vacina e recebeu o imunizante logo depois de feito o cadastramento.  

Outras pessoas aproveitaram a iniciativa para regularizar os cadastros. É o caso de Camila Sousa, de 31 anos, que agora aguarda ansiosa pelo agendamento. Já Ana Carolina Gomes, de 35 anos, já havia sido convocada para receber a vacina, mas não chegou a comparecer no dia. Por isso, viu na campanha a ocasião de tirar dúvidas e saber como deve proceder para se vacinar em outra data.

Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), promotor de Justiça Eneas Romero, desde o início da campanha foi dada a oportunidade para que muitas pessoas tivessem conhecimento da importância de se vacinarem. “A campanha não só beneficiou muitas pessoas que eram excluídas digitais e não conseguiam se cadastrar, como inclusive vacinou essas pessoas e deu mais visibilidade a esse público. Este é um momento que as instituições precisam estar todas juntas para garantir a vacinação de toda a população adulta no nosso estado para que a gente possa superar essa grave crise sanitária”, avalia. 

A coordenadora auxiliar do Caosaúde, promotora de Justiça Helga Barreto Tavares, também destaca a iniciativa do MPCE como de suma importância. “As instituições precisam estar presentes onde a população mais vulnerável está. É uma forma de o Ministério Público se fazer próximo nesses lugares e oferecer cidadania”, afirma.

A campanha Cadastro Solidário foi idealizada pelo MPCE, em parceria com Federação das Indústria do Estado do Ceará (FIEC), Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI), Secretaria de Proteção Social Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará (SPS) e Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza. As ações acontecem das 8 às 16 horas. 

Confira a programação:  

Dia 13/07 (Terça-feira):  
Rua 411 lote 1 quadra 4 – salão de festas Projeto Esporte é Vida – bairro Pedras  

Dia 14/07 (Quarta-feira):  
Estacionamento Supermercardo Novo Siqueira – Rua da Paz, 1602 – bairro Siqueira

Dia 15/07 (Quinta-feira):   
Centro de Inclusão Tecnológica e Social – Av. k, 330 1a etapa – bairro José Walter  

Dia 16/07 (Sexta-feira):   
Centro de Inclusão Tecnológica e Social – Av. k, 330 1a etapa – bairro José Walter  

Dia 24 e 26/07 – Maracanaú (divulgação do endereço em breve)  
Dia 27 e 28/07 – Caucaia (divulgação do endereço em breve) 

Para acompanhar as informações e programação dos pontos de atendimento, acesse o site do MPCE www.mpce.mp.br e as redes sociais. Instagram: Ministério Público do Ceará (@mpce_oficial) / Facebook: https://www.facebook.com/mpce.oficial   

12.07.21 - MPCE Cadastro solidário Pedras

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br