O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOSAÚDE), alerta a população local ou em visita ao estado para que sejam mantidos os cuidados com as novas variantes do coronavírus e o surto de síndromes gripais no Ceará. Nesta quinta-feira (23/12), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou a identificação de três casos da variante Ômicron do coronavírus em território cearense. As três pacientes são viajantes e estão em isolamento em Fortaleza, segundo informações da Sesa.
Ainda conforme a Secretaria, as amostras positivas passaram por sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), sendo duas coletadas no Centro de Testagem (CT) do Aeroporto Internacional de Fortaleza e uma no drive-thru do Shopping RioMar Kennedy. A Sesa está orientando os municípios a montarem barreiras sanitárias nas rodoviárias, para reforçar a rede de identificação e proteção.
O Ministério Público está acompanhando as medidas adotadas pelo Governo do Estado e as providências orientadas junto aos municípios. O acompanhamento é feito através do CAOSAÚDE e das Promotorias de Justiça com atuação na área da Saúde, tanto na capital quanto no interior. Segundo o coordenador do CAOSAÚDE, promotor de Justiça Eneas Romero de Vasconcelos, a orientação do órgão ministerial é que os residentes e visitantes no Ceará mantenham o uso de máscara, obedeçam aos protocolos sanitários e decretos estaduais vigentes e redobrem os cuidados nesse período de festas, confraternizações, encontros familiares e férias escolares.
As medidas preventivas valem para pessoas que completaram ou estão em via de completar o esquema de vacinação e para crianças que ainda não foram vacinadas. “Como as medidas de proteção são as mesmas para o coronavírus e as síndromes gripais, é preciso intensificar os cuidados, principalmente no Natal e no Réveillon”, alerta o promotor de Justiça Eneas Romero.
O uso de máscaras e as medidas de segurança e etiqueta respiratória são eficazes e devem ser utilizadas, principalmente, neste momento de surgimento de nova variante do coronavírus e circulação de outras síndromes gripais. As redes pública e privada de saúde estão registrando um aumento expressivo de atendimento relacionado a síndromes gripais, com casos em crianças, adultos e idosos.
Até esta quinta-feira, o Ceará registra pelo menos 174 casos confirmados de Influenza A, dos quais 40 foram subtipados como H3N2, segundo informações da Sesa. A epidemia de síndromes gripais no Estado pode estar associada ao relaxamento em relação às medidas de contenção da pandemia de Covid-19, especialmente no que se refere ao uso de máscaras e ao distanciamento social.
Ômicron
De acordo com a Sesa, as mulheres identificadas com a variante Ômicron têm perfis diferentes. Uma é tailandesa, tem 24 anos, está grávida e começou a sentir sintomas gripais no dia 7 de dezembro. Ela fez exame no CT do drive-thru do Shopping RioMar Kennedy e cumpriu o isolamento em Fortaleza. Não há informação sobre vacinação na paciente. Os outros dois casos são de passageiras que desembarcaram em Fortaleza no aeroporto da Capital. Uma é paulista, de 31 anos, vinda de São Paulo, com sintomas iniciados no último dia 15. Ela tomou duas doses de vacina contra a Covid-19. A outra paciente tem 26 anos, é natural de Tianguá (CE), mas veio de Milão, na Itália, com escala no Rio de Janeiro. Ela começou a sentir sintomas no dia 17 de dezembro e tem esquema vacinal completo. As três estão em isolamento.
A Secretaria de Saúde do Estado informa que, nos dias 24 e 31 deste mês, o Centro de Testagem para detecção da Covid-19, no Hotel Excelsior, localizado no Centro de Fortaleza, estará funcionando normalmente, das 8 às 16 horas.