MPCE verifica estrutura e atendimento de alguns hospitais e emergências da rede pediátrica de Fortaleza


Na manhã desta segunda-feira (02/05), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) inspecionou três unidades hospitalares em Fortaleza: a emergência do Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS, no bairro Vila União, o novo Hospital da Criança e a unidade pediátrica ativada recentemente no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (“Hospital da Mulher”), os dois últimos localizados no bairro Jockey Clube. Além do MPCE, representado pela analista de Serviço Social, Tâmara Norões, participaram da visita a Comissão de Saúde da OAB, o Conselho Regional de Medicina – CREMEC, o Conselho de Saúde do Estado – CESAU e representantes da SESA e SMS.

A inspeção tinha como objetivo verificar a situação de atendimento do público infantil de Fortaleza, considerando o período de sazonalidade do momento e o aumento preocupante de síndromes respiratórias, o que tem ocasionado superlotação das emergências pediátricas de Fortaleza, notadamente a do Hospital Alberto Sabin, unidade de referência em atendimento terciário. O HIAS vem apresentando demanda bastante elevada, bem acima de sua capacidade, pois além dos casos graves que deve atender, vem absorvendo demanda de perfil secundário e de atenção básica, ou seja, de casos simples que poderiam ser resolvidos em outros hospitais da rede e nos postos de saúde das respectivas regionais.

Vale ressaltar que, com o agravamento da situação, a titular da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, Ana Cláudia Uchôa Carneiro, já havia requisitado a elaboração urgente de um Plano de Contingência para a rede de atendimento pediátrico de Fortaleza, por parte da SMS e SESA. Os detalhes da inspeção realizada hoje irão compor relatório para subsidiar a atuação da referida promotora, que adotará as providências cabíveis a fim de garantir o atendimento adequado à população infantil nas unidades hospitalares localizadas na Capital.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br