Ouvidoria do MPCE discute em live prevenção aos cânceres de mama e de próstata nos municípios  


A vice-ouvidora-geral do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), procuradora de Justiça Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto, participou do evento Quinta com Debate, realizado pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), no dia 20 de outubro. A live semanal debateu a importância das políticas públicas, diagnóstico precoce e de ações preventivas referentes ao câncer de mama e ao de próstata. Os temas foram inseridos no contexto do Outubro Rosa e do Novembro Azul. 

O evento é voltado para gestores, secretários, técnicos e agentes públicos municipais e interessados em geral. Nesta semana, além da procuradora de Justiça Isabel Pôrto, que também é coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), a Quinta com Debate contou com a presença da médica e prefeita de Quiterianópolis, Priscilla Barreto; e do médico urologista e assessor em Saúde da Aprece, Nilson Diniz. 

A procuradora de Justiça ressaltou a parceria do Ministério Público junto aos municípios e à população, na promoção da saúde da mulher e do homem. As ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama nos municípios foram o tema abordado pela prefeita Priscilla Barreto no debate. Ela salientou a importância das ações municipais para a promoção da saúde da mulher, que devem acontecer ao longo de todo o ano através do Programa Saúde da Família (PSF). 

Nilson Diniz, por sua vez, abordou o papel dos municípios na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Além de uma abordagem técnica, ele destacou a necessidade de se discutir a questão do financiamento para a área da saúde, que vem caindo a cada ano, o que implica grande articulação e mobilização dos municípios junto ao Governo Federal. 

Assista ao Quinta com Debate na íntegra: https://bit.ly/3z3p9B8 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br