O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, assinou, na tarde desta terça-feira (04/04), o contrato para construção da nova sede das Promotorias de Justiça de Itapipoca. As obras da nova edificação começarão nos próximos dias e deverão ser concluídas em até sete meses.
A assinatura aconteceu na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Cambeba, em Fortaleza. Além do PGJ, participaram presencialmente do momento a assessora jurídica da PGJ, promotora de Justiça Daniele Carneiro; o secretário de Administração do MPCE, Edson Donato; a coordenadora de Aquisições e Contratos do MPCE, Samantha Medeiros; e os sócios da empresa responsável pela obra, WJGV Construções e Serviços Imobiliários, Grijalba Portela e Valmir Moura. Através da Plataforma Microsoft Teams, participaram do momento os promotores de Justiça Maria Carolina de Paula Santos Steindorfer, Nelson Ricardo Gesteira Monteiro e Paulo de Queiroz Magalhães Vitoriano Nobre.
O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, destacou a importância do momento para o MPCE, especialmente para aqueles que trabalham na Comarca de Itapipoca e para a população local. “O projeto foi feito de acordo com as necessidades do Ministério Público e dotará a instituição de uma infraestrutura preparada tanto para o desempenho das funções ministeriais como para atender as pessoas da melhor forma possível, considerando acesso a transporte público, segurança e funcionalidade”, ressaltou o PGJ.
A promotora de Justiça Maria Carolina Steindorfer parabenizou o procurador-geral de Justiça pela iniciativa. “A construção vai trazer inúmeros benefícios não só para a dinâmica de trabalho do Ministério Público como para a sociedade, que poderá ser acolhida pelo MP como merece”, frisou. O promotor de Justiça Nelson Gesteira compartilhou que as escolhas que culminaram com a construção da nova sede têm a mão, o empenho e o coração dos colegas de instituição. “Estamos vivenciando um momento histórico oferecido pela Administração Superior. As novas sedes serão sempre lembradas pelos promotores, servidores, advogados, juízes e, principalmente, pela sociedade como um legado da atuação do Ministério Público”, completou o promotor de Justiça Paulo de Queiroz.
O sócio-diretor da WJGV Construções e Serviços Imobiliários, Valmir Moura, reafirmou o compromisso da empresa com o novo empreendimento. “Haverá total empenho para entregarmos a obra com maior qualidade e celeridade possível. Sabemos que a nova sede é muito importante para o Ministério Público e para a sociedade de Itapipoca”, pontuou.
O prédio
A nova sede terá 508,99 m² de área construída em um terreno de 1131,71 m² e compreenderá cinco Promotorias de Justiça, uma Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Comarca, unidade descentralizada do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), auditório para 50 pessoas, salas de audiências, copa/cozinha e banheiros acessíveis. O prédio ficará em uma localização privilegiada, na avenida Esaú Alves de Aguiar, a mesma onde, a 500 metros, localiza-se o Fórum da Comarca de Itapipoca. A previsão é que a obra seja entregue no prazo de 7 meses.