Após pedido do MP, Justiça concede liminar para reparação ambiental e construção de novo aterro sanitário em Horizonte


A Justiça Estadual acatou a ação civil pública com pedido de liminar, ajuizada pelo Ministério Público, requerendo a recuperação ambiental da área utilizada atualmente como aterro sanitário do município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. A decisão obriga ainda o poder público municipal a construir outro aterro sanitário, em área a ser definida por estudos técnicos. A liminar atende, inicialmente, a pedido do Ministério Público Federal, que declinou a competência para o órgão estadual, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Horizonte.

De acordo com os laudos técnicos apresentados na ação, foi comprovado que o local atual é utilizado como lixão, onde é feito o descarte do lixo em áreas a céu aberto e sem o menor planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública, contrariando as leis nº 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a Lei Estadual nº 13.103/2001.

A ação também apontou que a falta dos cuidados necessários com a disposição dos resíduos sólidos pode causar graves problemas ambientais, tais como agressão à vegetação e à fauna existentes no ecossistema local, exposição de risco à saúde pública, com a contaminação do solo e subsolo, contaminando o lençol freático e proliferação de vetores transmissores de doenças.

É importante ressaltar que o Ministério Público ajuizou a ação depois de realizar diversos procedimentos administrativos, tendo inclusive formalizado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que não foi cumprido pelo município.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br