MPCE participa de solenidade que formalizou parceria entre governo estadual e Unicef para ampliar cobertura vacinal no Ceará


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) participou nesta quinta-feira (13/07), no Palácio da Abolição, da cerimônia de assinatura do Termo de Adesão à Estratégia de Busca Ativa Vacinal (BAV), celebrado entre o Governo do Ceará e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa tem o objetivo de auxiliar os municípios a alcançarem a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Para isso, a busca ativa vacinal utiliza metodologia de mobilização social e plataforma para apoiar os governos municipais e estaduais na identificação, registro e monitoramento de crianças não vacinadas. Com isso, a BAV permite o rastreamento da cobertura de vacinação de rotina de crianças e adolescentes e contribui para identificar e responder a vulnerabilidades que leva à não vacinação. Dessa forma, é possível estabelecer estratégias para encaminhamento das crianças e adolescentes aos serviços de saúde e atualizações de vacinação.

A procuradora de Justiça Isabel Pôrto, coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), participou da solenidade representando o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro. Também estiveram presentes a vice-governadora, Jade Romero; o representante da Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil a chefe de Saúde do Unicef no Brasil, Luciana Phebo; o coordenador do escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar; a secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara; além de gestores estaduais, profissionais de saúde e representantes de municípios cearenses.

De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em 2022, embora as coberturas vacinais não tenham alcançado as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, o Estado do Ceará apresenta resultados acima da média do país. Da mesma maneira, observa-se também no ano de 2023, até o momento. A melhor cobertura é da vacina BCG (75,23% este ano); enquanto o menor percentual está na imunização contra Febre Amarela (42,79%).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br