MPCE realiza oficina para profissionais da educação sobre como proceder em casos de violência de crianças e adolescentes


O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), promoveu, nesta quinta-feira (17/08), oficina virtual sobre estratégias para evitar a revitimização no acolhimento de crianças e adolescentes em casos de violência. A ação, que integra o projeto “Previne – Violência nas escolas, não!”, teve o objetivo de capacitar profissionais da Educação e da Assistência Social, que se deparam com relatos de vítimas de violência doméstica familiar, física ou sexual, a não submeter as crianças e os adolescentes a reviverem lembranças dos traumas sofridos.

Mais de 400 profissionais da educação participaram do encontro, incluindo psicólogos e assistentes sociais que atuam na Educação Básica, além de articuladores do projeto nos municípios. O encontro foi conduzido pela procuradora de Justiça e coordenadora do Caoeduc, Elizabeth Almeida, e ministrado pela psicóloga judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Rochelli Lopes Trigueiro.Ao final do encontro, os participantes puderam tirar dúvidas sobre como proceder a notificação de casos suspeitos ou confirmados de violência relatados por estudantes. O projeto “Previne – Violência nas escolas, não!” busca auxiliar as unidades educacionais do Ceará na criação da Comissão de Proteção e Prevenção à Violência Contra Crianças e Adolescentes, conforme estabelece a Lei Estadual n° 17.253, de 29 de julho de 2020.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br