O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, inaugurou, nesta quarta-feira (29/11), a nova sede da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) e de Procuradorias de Justiça. O espaço, de aproximadamente 1.500 m², funcionará no mesmo endereço da antiga sede das Promotorias de Justiça Criminais de Fortaleza (rua Coronel José Philomeno Gomes, nº 222, bairro Engenheiro Luciano Cavalcante). A solenidade de inauguração ainda contou com a presença de membros, servidores, colaboradores e estagiários do MPCE, além de autoridades estaduais.
Além do PGJ, compuseram a mesa de abertura do evento: a corregedora-geral do MPCE em exercício, procuradora de Justiça Maria José Marinho; o coordenador da Procap, procurador de Justiça Marcos William de Oliveira; o coordenador do Gecoc, promotor de Justiça Flávio Bezerra; e a desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Vanja Fontenele.
O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, destacou que a entrega do novo espaço é motivo de muito orgulho para atual administração do órgão ministerial. “Nossa gestão ficará marcada como o mandato da transformação da infraestrutura do Ministério Público. Sinto-me muito satisfeito ao olhar para trás e ver aonde chegamos, com muitas conquistas em termos de valorização da carreira de membros e servidores, em tecnologia da informação e, especialmente, em infraestrutura física”, salientou.
Manuel Pinheiro lembrou, no entanto, que, para além do patrimônio material, cresceu também o patrimônio imaterial durante sua gestão. “Esse patrimônio foi construído pelo trabalho sério e dedicado, no dia a dia, de cada membro, servidor, estagiário e colaborador do Ministério Público. Dito isso, quero desejar que as Procuradorias de Justiça se afirmem ainda mais como órgãos fundamentais em 2º grau e que a Procap e o Gecoc sigam nesse bom rumo, possibilitando, assim, que o MPCE continue se firmando como uma grande instituição democrática e republicana”, finalizou.
A desembargadora do TJCE, Vanja Fontenele, foi coordenadora da Procap enquanto era membro do MPCE. Ela relembrou com alegria os avanços em termos de infraestrutura física pelos quais o órgão de investigação passou ao longo dos últimos anos. “No início, ficávamos em uma salinha bem acanhada no antigo prédio da PGJ e agora ver que os colegas estão indo para um prédio bastante confortável é motivo de muita alegria”, pontuou.
O coordenador do Gecoc, promotor de Justiça Flávio Bezerra, agradeceu à Administração Superior pelo novo espaço. “Essa nova sede representa o esforço da nossa instituição de promover a moralidade administrativa, combater a corrupção e defender o patrimônio público”, frisou o membro do MPCE, lembrando que, além de cuidar de membros e servidores, o Ministério Público está especialmente empenhado em bem servir à sociedade.
O procurador de Justiça Francimauro Ribeiro agradeceu em nome dos demais colegas pela entrega de um novo espaço para trabalhar. “Pessoalmente, fico muito feliz em poder voltar às minhas origens [Francimauro era titular de uma das promotorias criminais que funcionava no prédio]. Hoje, podemos dizer que todas as Procuradorias de Justiça têm o seu lugar”, ressaltou. A corregedora-geral do MPCE em exercício, procuradora de Justiça Maria José Marinho, também parabenizou o PGJ Manuel Pinheiro pela gestão, a qual considerou como “empreendedora”. “Que esse trabalho bonito de desenvolvimento da instituição possa continuar nos próximos anos, pois assim ganha o Ministério Público e, principalmente, a nossa sociedade”, complementou.
O 1º vice-presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotor de Justiça Francisco Diassis Leitão, demonstrou satisfação ao ver órgãos de investigação ganhando uma nova sede moderna e funcional. “Que essas ações continuem ocorrendo para que nós, efetivamente, continuemos prestando à sociedade cearense o serviço que ela necessita e merece”, destacou.
O espaço
O prédio dispõe de um estacionamento (no subsolo) com 22 vagas privativas, um térreo e mais três andares. No térreo, ficará a sede da Gecoc, contando ainda com salas de apoio aos dois órgãos de investigação. Nos dois primeiros andares funcionarão as novas Procuradorias de Justiça e no terceiro, a Procap.
Acesse aqui a galeria de fotos da solenidade.