Após recomendação do MPCE, Prefeitura de Acaraú reforma abrigo para crianças e adolescentes em acolhimento institucional


A Prefeitura de Acaraú acatou recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Acaraú, para a reforma estrutural do Abrigo Institucional Nossa Senhora da Conceição, que acolhe crianças e adolescentes. A orientação foi dada após inspeção periódica na unidade, que detectou diversas irregularidades no local.

Dentre as melhorias estruturais em andamento, estão a manutenção e troca de telhas, janelas e portas; pintura de paredes, inclusive de teor lúdico para o berçário; reforma de quartos e salas de aulas; implantação de ventiladores; e construção de um novo banheiro.

O promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Acaraú, Denis Carvalho, comemora o resultado da atuação do MPCE e reforça a importância da adequação dos abrigos de acolhimento institucional para receber esse público. “Diante de um cenário por muitas vezes, de intensa vulnerabilidade social e de desestruturação familiar, é fundamental que a criança e o adolescente possam encontrar na unidade de acolhimento um espaço acolhedor e que venha a minimizar essas perdas e danos vivenciados”, salienta.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br