Após pedido do MP eleitoral, Justiça multa então candidatos a prefeito e vice de Icó por promoverem aglomerações durante a pandemia


A Justiça acatou pedido do Ministério Público Eleitoral e condenou Jaime Júnior e Wellington Brasil, então candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Icó nas eleições de 2020, por promoverem aglomerações durante a pandemia de Covid-19. Os dois terão que pagar multa solidária de R$ 100 mil, junto com a coligação “De volta ao progresso” (PSD, PSDB, PSB), ao qual Jaime e Wellington eram filiados à época.

Conforme a Promotoria da 15ª Zona Eleitoral, os então postulantes à Prefeitura de Icó teriam promovido, no dia 28 de outubro de 2020, um evento em um posto de combustíveis da cidade. O encontro, que foi registrado nas redes sociais de Jaime Júnior, contou com aglomerações, algo proibido à época pelo Decreto Estadual nº 33.608/2020, que vigorava em virtude da pandemia de Covid-19.

As mesmas aglomerações também foram constatadas em ato no dia 6 de novembro de 2020, quando Jaime e Wellington realizaram visitas a distritos da região rural de Icó. O ato de campanha, que contou com carro de som e causou grandes aglomerações, também foi divulgado nas redes sociais de Jaime Júnior.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br