Após denúncia do MP do Ceará, acusados de matarem coroinha em Fortaleza irão a júri popular nesta sexta-feira (25)  


Após atuação do Ministério Público do Estado do Ceará, Pedro Henrique de Morais Pereira e João Levi da Silva de Oliveira, acusados de matarem o coroinha Ronald Miguel Freitas de Oliveira, irão a júri popular nesta sexta-feira (25/10), no Fórum Clóvis Beviláqua. O MP do Ceará será representado pelo promotor de Justiça Luís Bezerra Lima Neto. O crime ocorreu no dia 24 de novembro de 2019, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza.  

Segundo denúncia oferecida pelo MP do Ceará, Ronald Miguel Freitas de Oliveira, de 15 anos, estava sentado em frente de casa, após chegar de uma missa, quando foi abordado pelos acusados e um terceiro envolvido, que à época tinha 17 anos. Os três vistoriaram o celular da vítima, para verificar se havia registro de pessoas fazendo o sinal “V” com os dedos, o que faria menção a um grupo criminoso rival ao que eles pertenciam. Após a inspeção, Pedro Henrique de Morais Pereira e o adolescente saíram e retornaram com uma arma. Consta nos autos que o adolescente atirou várias vezes contra a vítima, que morreu no local.  

A denúncia foi recebida pela Justiça em 20 de janeiro de 2020. Em agosto de 2022, durante audiência de instrução, o Juízo considerou que havia indícios suficientes de autoria/participação dos acusados no homicídio. Pedro Henrique foi preso no dia seguinte ao crime, na oportunidade foi flagrado enquanto estava na posse de drogas e de um revólver. Laudo pericial comprovou que os projéteis arrecadados do corpo da vítima percorreram o cano da mesma arma que foi apreendida com o acusado.  O acusado João Levi da Silva de Oliveira já registrava passagens por crimes violentos, inclusive por roubo e foi reconhecido por testemunhas como partícipe da conduta.  

O então adolescente já respondeu por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas, lesão corporal, crime contra a administração pública, uso de identidade falsa e homicídios tentado e consumado. Ele foi julgado em uma Vara da Infância e Juventude. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br