A segunda edição do “Conecta MP”, uma das iniciativas do Programa MPCE+Digital, foi encerrada nesta sexta-feira (28/03) e fortaleceu o diálogo institucional entre a Administração Superior do Ministério Público do Ceará e membros e servidores da Região Jaguaribana e do Litoral Leste do estado. Depois de visitar 11 comarcas, o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, se reuniu com membros da 4ª Unidade Regional, na sede das Promotorias de Justiça de Russas e anunciou novas ferramentas para facilitar o dia o dia nas promotorias. Foi realizada ainda capacitação para utilizar as funcionalidades.
Na conversa com os membros, o PGJ anunciou a ampliação do Sumarizador de processos para as Promotorias de Justiça de Família da 4ª UR e de Fortaleza. A ferramenta resume documentos e textos relacionados à temática, facilitando a análise e o acompanhamento dos processos. Foi lançada ainda mais uma etapa do programa MPCE+Sustentável, que visa incentivar a coleta seletiva. As promotorias de Justiça da Regional receberam caixas coletoras para depósito de folhas de papel que seriam descartadas. O material será encaminhado para reciclagem.
O PGJ falou também sobre reformas previstas nas promotorias de Entrância Inicial e o reforço na segurança desses espaços, além da ampliação da Secretaria Virtual para todo o estado e a automatização das promoções e remoções. “É muito importante para nós poder ouvi-los e ter esse momento de troca de informações para que possamos continuar nesse processo constante de aprimoramento do nosso trabalho”, frisou Haley Carvalho.
Também estiveram presentes no Conecta MP as subprocuradoras-gerais de Justiça de Governança, Daniele Fontenele; e de Administração, Juliana Cronemberger, além de secretários das áreas de Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Administração e Planejamento e Modernização Administrativa.
Capacitação
A programação contou ainda com a oficina “Smart MP – Destrave a IA para o seu dia a dia”. Conduzida pelo PGJ e pela secretária de Planejamento e Modernização Administrativa, Ticiana Sampaio, a capacitação apresentou algumas das ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo MP do Ceará para dar mais agilidade ao dia a dia de trabalho e aumentar a produtividade da instituição. É o caso, por exemplo, do otimizador de PDF, do conversor de arquivos de áudio, do transcritor de reuniões e do Copilot, disponíveis no Portal de Serviços Digitais e no Office365.
Visitas
Na edição deste mês de março, o “Conecta MP” passou pelas comarcas de Alto Santo, Aracati, Beberibe, Cascavel, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas. A visita teve como objetivo ouvir as demandas e sugestões de membros, servidores, assessores jurídicos e estagiários do MP do Ceará que atuam na 4ª Unidade Regional, aproximando-os da Administração Superior da instituição.
Depoimentos
O promotor de Justiça de Alto Santo, Diego Moura, reconheceu o esforço da PGJ de entender as necessidades dos membros e servidores de todas as regiões do estado. “Esse contato corpo a corpo para ver as demandas das promotorias de acordo com as suas particularidades é algo que considero de suma importância”, salientou, destacando ainda que considerou a Oficina Smart uma excelente iniciativa. “Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, portanto, aprender a utilizar essas ferramentas em nosso trabalho também foi muito valioso”, frisou.
O técnico ministerial da 3ª Promotoria de Justiça de Aracati, Hugo Magalhães, elogiou a possibilidade de tirar dúvidas e dar sugestões diretamente aos gestores da instituição. “Esse movimento é muito importante. Nada como o diálogo franco para que nós possamos obter boas respostas e dar para a sociedade um retorno também”, declarou.
A assessora jurídica da 1ª Promotoria de Justiça de Morada Nova, Karine Rabelo, pontuou que a aproximação da Administração com comarcas do interior contribui para um feedback mais assertivo. “Foi uma conversa bem bacana em que expomos as nossas necessidades diárias para atender bem à população”, acrescentou.