MP do Ceará realiza audiência para acompanhar implantação da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe


O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Limoeiro do Norte, realizou na última quinta-feira (27/03), audiência com representantes do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe (CGIRS), formado por 13 municípios da região. O objetivo foi acompanhar ações como o andamento das obras de construção da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTRS) de Limoeiro do Norte e as medidas para evitar focos de incêndio e mais acúmulo de resíduos em lixões.

Na reunião, o MP cobrou a conclusão das obras da CTRS, que visa tratar adequadamente todos os tipos de resíduos sólidos e encaminhar o restante para centros de reciclagem. Foi informado que o aterro sanitário está com aproximadamente 65% das obras concluídas. Estão em andamento ainda seis Estações de Transbordos localizadas em Potiretama, Alto Santo, Morada Nova, Russas, Palhano, e entre Iracema e Ereré.

Durante a audiência, o atual secretário executivo da CGIRS explicou que as obras são de responsabilidade da Secretaria das Cidades do Estado e que as atividades dos lixões serão encerradas com a finalização da obra, que está com previsão de entrega para agosto. Enquanto isso, ele afirmou que estão sendo tomadas medidas de mitigação para tentar minimizar os focos de incêndio em lixões, além de coleta seletiva.

Estavam presentes na audiência os promotores de Justiça Leonardo Morais e Filipe Paulino, bem como representantes do CGIRS e do Instituto Municipal de Meio Ambiente de Limoeiro do Norte (IMMAB). Ficou definido que o Ministério Público cobrará que o consórcio inicie as reuniões para discussão do modelo de gestão da CTR e que a Secretaria das Cidades do Estado apresente informações sobre estágio atual e o prazo de finalização das obras da CTR de Limoeiro do Norte e das Estações de Transbordo.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br