Júri acata tese do MP do Ceará e condena integrantes de organização criminosa por tentativa de chacina na capital


O Tribunal do Júri da 3ª Vara do Júri de Fortaleza acatou as teses do Ministério Público do Ceará e condenou, nessa terça-feira (22/07), após dois dias de júri, José Fabiano Lima Marques, conhecido como “Timbau”, e Marcondes de Souza Araújo, conhecido como “Gordinho do loló”, a 33 e 35 anos de prisão, respectivamente, por tentativa de homicídio contra as vítimas J.S.M., M.A.C. e A.P.F., e participação em organização criminosa. Os crimes ocorreram no bairro Sapiranga, em Fortaleza, no dia 17 de setembro de 2023, e foram motivados por uma disputa entre facções.

De acordo com a denúncia do MP, na tarde do crime os réus chegaram em um carro dirigido por “Timbau”, do qual desceu “Gordinho do loló” que, acompanhado de comparsas, atirou a esmo contra um grupo de pessoas, entre elas crianças e idosos, que assistiam uma partida de futebol televisionada. Os disparos atingiram três pessoas. A ação não tinha nenhum alvo específico e foi praticada apenas como forma de ataque ao território da facção rival, visando atingir qualquer morador da área, ainda que sem vinculação com a organização criminosa contrária, seguindo o método utilizado poucos meses antes, no Natal de 2022, no ataque que ficou conhecido como “Chacina da Sapiranga”.

José Fabiano, de 31 anos, e Marcondes de Souza, de 25 anos, foram sentenciados com as qualificadoras do motivo torpe, uso de meio que resultou em perigo comum e por agirem de modo a impossibilitar a defesa das vítimas.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br