Prefeitura de Ubajara acata recomendação do MP do Ceará e suspende evento “Vando Grau”  


A Prefeitura de Ubajara acatou a recomendação expedida pelo Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça da comarca, e suspendeu, na última sexta-feira (15/08), a realização do “Vando Grau”, previsto para ocorrer no último domingo (17/08). O evento, de iniciativa da Secretaria de Cultura, Juventude e Esporte de Ubajara, incentivaria a prática de manobras perigosas, como empinar a moto, popularmente conhecida como “grau”, em uma área no centro da cidade, em clara violação às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

O MP já havia instaurado procedimento administrativo, em maio deste ano, para fiscalizar e acompanhar a regularização do trânsito, tendo em vista as incontáveis afrontas às normas por parte da população em geral. Segundo o promotor de Justiça Marcos Vasconcelos, a atuação eficiente dos órgãos de fiscalização e segurança pública é indispensável para coibir práticas criminosas no trânsito, assegurando a punição dos infratores e a prevenção de novas infrações. “A omissão no enfrentamento de condutas perigosas e delituosas no trânsito favorece a reincidência e contribui para o aumento dos índices de acidentes, afetando diretamente a população”, reforça.  

Na Recomendação, o MP orientou ainda que o Munícipio não autorizasse a realização de eventos que possam ocasionar poluição sonora em áreas urbanas residenciais e contribuíssem para o desrespeito às leis de trânsito vigentes, bem como que o Departamento Municipal de Trânsito intensificasse as fiscalizações nas ruas da cidade, com foco na repressão à circulação de veículos cujo sistema de escapamento foi modificado ou está sem o silenciador, conduzidos em alta velocidade e sem o uso de capacete. Os condutores em desacordo com o CTB devem ser autuados, e os veículos retidos até que sejam devidamente regularizados.  

Por fim, o documento orientou que a Polícia Militar, incluindo o BP RAIO e o Destacamento local, reforçassem o monitoramento das vias públicas e atuassem com rigor na autuação de condutores que realizam manobras perigosas, como o “grau”. Veículos adulterados ou conduzidos de forma imprudente devem ser recolhidos, e os responsáveis, responsabilizados conforme a legislação vigente. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br